Qual é o maior nível trófico?

Perguntado por: asoares3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

O primeiro nível simboliza os produtores (base), seguidos pelos consumidoresem cada nível subsequente, até chegar ao consumidor final (ápice).

Nível trófico é a posição ocupada pelos organismos dentro da cadeia alimentar. Eles são determinados pelo tipo de alimento ingerido pelo organismo. Produtores: são os organismos que conseguem produzir moléculas orgânicas a partir de processos como a fotossíntese e a quimiossíntese.

Animais onívoros podem se alimentar tanto de plantas quando de outros animais, logo podem ocupar mais de um nível trófico: por exemplo, um humano quando come uma verdura (produtor – primeiro nível trófico), ocupa o segundo nível trófico (consumidor primário), e quando come um boi, ocupa o terceiro nível trófico ( ...

Os organismos consumidores podem ser ainda classificados em primários, secundários, terciários, quaternários e assim sucessivamente. Entretanto, é importante destacar que as cadeias tendem a não ser muito grandes, sendo geralmente observadas cinco ou menos ligações.

Níveis tróficos
Os níveis são: produtores, consumidores e decompositores.

O ser humano é onívoro, ou seja, se alimenta tanto de plantas como de carnes. Neste caso, pode ser classificado como um consumidor primário, secundário ou terciário, de acordo com o alimento que consome.

Algumas cadeias alimentares têm níveis adicionais, como os consumidores quaternários, que são os animais carnívoros que comem consumidores terciários. Os organismos que se encontram bem no topo da cadeia alimentar são chamados consumidores ápice. Podemos ver exemplos desses níveis na Figura 3.

Nível trófico, também conhecido por nível alimentar, representa o conjunto biótico (animais e vegetais) que integra o mesmo ecossistema, e nesse possui semelhantes hábitos alimentares. De acordo com a forma nutricional, os componentes bióticos são classificados em: autotrófico e heterotrófico.

Nessa cadeia alimentar, que é bastante simples, o capim representa o primeiro nível trófico, ou seja, é o produtor. O gafanhoto, que do capim se alimenta, é o consumidor primário.

Existem três níveis tróficos na cadeia alimentar: produtores, consumidores e decompositores. Existem dois tipos de teias alimentares: teia de pastejo e teia de detritos.

Significado de Trófico
adjetivo Relativo à alimentação (de um indivíduo, de um tecido vivo etc.).

O nível trófico do boi é o segundo e do urubu é o terceiro. Necrófago, pois se alimenta de organismos mortos.

São considerados organismos que formam o terceiro nível trófico: 1) coelho. 2) girafa. 3) raposa.

o nível trófico com menor quantidade de energia disponível é o dos produtores.

Produtores. Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.

Os seres humanos podem ser considerados consumidores secundários em algumas cadeias alimentares, já que se alimentam, por exemplo, de carne bovina ou suína. Terciários: Os consumidores terciários compõe o último nível dos consumidores, se alimentando dos consumidores secundários.

Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).

Já ao comer um bife, ocupa o papel de consumidor secundário, porque o boi, que come o capim, é o consumidor primário.

Existem consumidores que se alimentam de animais que já estão mortos, são os detritívoros, como o urubu, besouros, camarões e outros.