Qual é o maior medo de cobra?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

ofidiofobia

Vale lembrar que a ofidiofobia: medo de cobra e todas as demais fobias são caracterizadas pelo medo irracional.

Os seres humanos têm muitos medos. O medo de cobras ou Ofidiofobia é a segunda fobia mais comum no mundo. Quase 1/3 dos seres humanos adultos tem um medo intenso de serpentes.

A Zoofobia pode ter uma de duas significações estreitamente relacionadas: um termo genérico da classe de fobias específicas a determinados animais,[1][2] ou um medo doentio de qualquer animal não-humano.

Os gambás nem sentiam e seguiam devorando as serpentes. Para mostrar que esta proteção é natural do gambá, os especialistas fizeram o mesmo teste em filhotes de gambás e de cobras. O resultado foi o mesmo, provando que esse comportamento já está incorporado geneticamente: os filhotes já nascem imunes.

Estudiosos do assunto revelam que o medo de cobra é uma herança ancestral. Culturalmente, esta espécie de animal representa grande ameaça à sobrevivência do homem na terra. Mesmo com a evolução humana, é natural que os seres vivos detectem esses répteis mesmo quando estão camuflados entre árvores, plantações e pedras.

Lavar o local da picada com água e sabão; ir até o hospital ou posto de saúde mais próximo; ficar deitado e elevar o membro que levou a picada; se possível, e em segurança, tire uma foto da cobra para ser identificada.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

"Apesar de termos encontrados diferentes reações às serpentes, elas não parecem ligadas ao medo no início da vida", diz a pesquisadora. "A possível explicação para isso é o fato de que prestar atenção a algo torna o aprendizado do medo mais fácil no futuro."

Por exemplo, sonhar com uma cobra no quarto indica que algo de ruim está prestes a acontecer no âmbito sentimental, pessoal ou familiar. Já uma cobra verde quer dizer que alguém está tentando prejudicar a vida financeira da pessoa.

Você sabia que existem cobras que comem cobras? Esse é o almoço preferido da muçurana, nome popular para diferentes espécies de cobra que se alimentam de outras serpentes, inclusive as venenosas. Também chamada de cobra-preta, ela ataca até suas primas mais perigosas, como a jararaca, pois é imune ao seu veneno.

Herpetofobia – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

Acrofobia é a sensação de pânico em lugares altos. Acrofobia é o medo irracional da altura.

* Proteger os predadores naturais de serpentes como as emas, as seriemas, os gaviões, os gambás e cangambás, e manter animais domésticos como galinhas e gansos próximos às habitações que, em geral, afastam as serpentes.

As cobras podem ser encontradas em quase todos os continentes da Terra, com exceção da Antártica e Irlanda.

mangustos

Mambas-negras juvenis também são predadas por outras espécies de serpente, como a Limaformosa capensis. Outros predadores conhecidos são os mangustos, pequenos mamíferos carnívoros que possuem certa resistência ao veneno da mamba e geralmente são ágeis o suficiente para evitar uma mordida.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar.