Qual é o maior mangue do mundo?

Perguntado por: aportela4 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Localizado em Bragança (PA), a maior faixa de manguezal possui uma extensão de 7.800 km2 e ultrapassa os manguezais da Índia e Bangladesh, até então os maiores do mundo. Foto: Divulgação Rafael Araujo PeabiruA maior faixa contínua de manguezal do planeta se encontra em Bragança, município do nordeste do Pará.

Os Sunderbans estão espalhados por cerca de 26.000 km2, abrangendo dois países, India e Bangladesh, e reconhecido mundialmente como o maior complexo deltáico do mundo, e abriga vasta área de manguezal. A vegeteção de mangue é composta de 84 espécies diferentes.

No mundo existem cerca de 162.000 km2 manguezais. No Brasil existem cerca de 25.000 km2 manguezais. Em Pernambuco existem cerca de 270 km2 manguezais.

Nesse bioma litorâneo ocorrem diversas espécies de caranguejos e moluscos, além de aves aquáticas, como garças e várias espécies de pássaros. A alta disponibilidade de nutrientes minerais e matéria orgânica faz do mangue uma fonte de alimento para muitas espécies marinhas.

Os resultados da pesquisa mostram uma expansão dos manguezais mapeados existentes no delta do Amazonas de quase 20%, com mais 180 quilômetros quadrados.

Localizado em Bragança (PA), a maior faixa de manguezal possui uma extensão de 7.800 km2 e ultrapassa os manguezais da Índia e Bangladesh, até então os maiores do mundo. Foto: Divulgação Rafael Araujo PeabiruA maior faixa contínua de manguezal do planeta se encontra em Bragança, município do nordeste do Pará.

Os mangues abrangem uma superfície total de mais de 10.000 km², a grande maioria na Costa Norte. O Estado de São Paulo tem mais de 240 km² de manguezal.

O litoral do Rio de Janeiro também conta com porções desse ecossistema. Localizados na região da Baía da Guanabara, os manguezais abrangem alguns municípios da Baixada Fluminense.

Mangue é o nome dado à vegetação que compõe os manguezais. Os manguezais são ecossistemas litorâneos que ocorrem na transição entre a terra firme e o mar. Formam-se principalmente em estuários, baías e reentrâncias.

Rhizophora mangle L

Rhizophora mangle L. Características morfológicas: Árvore de 5-20 m de comprimento, com raízes aéreas e de ancoragem de 2-4,5 m de altura.

No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos.

Em Pernambuco, atingiu pelo menos sete rios. Também chegou a áreas de mangue em estuários de Sergipe e da Bahia. Manguezais são ecossistemas costeiros, de transição entre a terra e o mar, que ficam em regiões tropicais e subtropicais do planeta.

Diz-se que a Nigéria possui o maior ecossistema de manguezais da África, e alguns consideram o manguezal do estuário de Cross River um dos mais importantes do país. No entanto, as comunidades pesqueiras do litoral colhem madeira de mangue para uso doméstico, principalmente para cozinhar e defumar peixe.

É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.

Os mangues do rio São Francisco estão na área de Mata Atlântica, nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, e são considerados importantes sítios de desova de algumas espécies de tartaruga-marinha.

Por serem reservatórios de água, elas amenizam secas e o aumento das temperaturas. Mangues e corais são barreiras naturais contra ressacas. Pântanos e charcos são como esponjas, que absorvem as águas de chuvas e controlam enchentes. O Brasil possui a maior área alagável continental do mundo, o Pantanal.