Qual é o maior inimigo do Palmeiras?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Se o Corinthians é o maior rival do Verdão, o São Paulo é o grande inimigo. A rivalidade entre Palmeiras e São Paulo começou logo após o Decreto-lei de Getúlio Vargas em 1942.

Início da rivalidade vem desde 1929, com a saída do Paulistano dos campeonatos. Imagem: Mídias – USP. Na época, o Paulistano era o time a ser batido por Palestra e Corinthians, pois era um time tradicional e havia um fator extracampo: a questão do amadorismo contra o profissionalismo.

O recorde anterior de violência pertencia a Corinthians 1 x 1 Bragantino, pelo Brasileiro-92, em que foram apitadas 88 infrações. O Brasileiro-99 também já emplacou outros dois jogos entre os cinco mais violentos das últimas 14 edições da competição - Coritiba 2 x 2 Cruzeiro (85 faltas) e Ponte Preta 2 x 0 Grêmio (84).

Palmeiras e Corinthians se enfrentam em Itaquera neste domingo (3), pelo Brasileirão, e o Verdão defende um longo tabu diante do maior rival. Nos últimos dez Dérbis, o Corinthians só venceu um e Abel Ferreira só perdeu essa única vez para o rival, ainda pelo Brasileirão de 2021.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta (16), o seu “Ranking Nacional de Clubes 2022”.

Acompanhe conosco.

  • Flamengo.
  • Internacional.
  • Cruzeiro.
  • Botafogo.
  • Figueirense.

de São Paulo

A fundação do antigo Palestra Itália ocorreu em 26 de agosto de 1914, na cidade de São Paulo. A ideia central da fundação era a de que esse time de futebol conseguisse reunir a colônia italiana que havia imigrado para o Brasil.

Os rivais Corinthians, Santos e São Paulo, somados, ganharam apenas oito títulos neste mesmo intervalo.

Palmeiras: 400 vitórias em 1069 jogos. Corinthians: 398 vitórias em 1084 jogos. São Paulo: 346 vitórias em 992 jogos. Santos: 328 vitórias em 1011 jogos.

Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 377 vezes, com 134 vitórias do Verdão, 129 do Timão, além de 115 empates. O time alviverde já balançou as redes 541 vezes e sofreu 494 gols.

Confira abaixo o ranking final dos times citados pelos torcedores de cada país presente na Copa do Mundo.

  • Flamengo - 24 votos.
  • Corinthians - 14 votos.
  • Santos - 13 votos.
  • Palmeiras - 11 votos.
  • São Paulo - 10 votos.
  • Botafogo - 6 votos.

Montevideo Wanderers

O time mais agressivo do mundo é o Montevideo Wanderers, do Uruguai, com 4,05 cartões de média por partida. O top 10 tem três times uruguaios, dois bolivianos, dois de El Salvador e um equatoriano.

Algumas das maiores rivalidades no mundo esportivo: histórias de grandes jogos e competições

  • Brasil x Argentina no futebol. ...
  • Estados Unidos x Rússia na ginástica artística. ...
  • Austrália x Inglaterra no críquete. ...
  • Nadal x Federer no tênis. ...
  • Conclusão.

Das quase 1,9 mil espécies de palmeiras que existem no mundo, mais de 1,3 mil correm risco de extinção.

De Palestra a Palmeiras
Em março de 1942, a diretoria palestrina foi obrigada a se alinhar às exigências do governo brasileiro e, pela primeira vez, foi assinada a mudança de nome da instituição, que perdeu o “Italia” e passou a se chamar “Palestra de São Paulo”.

Títulos Nacionais
Aqui, quem leva vantagem é o Palmeiras. O time da capital paulista é o maior campeão de títulos nacionais da história do futebol brasileiro, superando o Flamengo e qualquer outro clube do país.

São 39 vitórias do Palmeiras contra 35 do Flamengo, além de 31 empates entre os times. Até mesmo o número de gols é equilibrado, com 161 a favor dos paulistas e 155 dos cariocas.

No campeonato brasileiro, o Palmeiras é quem lidera as estatísticas. Maior campeão da competição, o Porco tem 11 títulos, vencendo a última edição em 2022. Já o Corinthians é o atual terceiro colocado do ranking com 7 conquistas, sendo a última em 2017.

Palmeiras, hoje em dia, é o maior do Brasil. catinguento!

* Os palmeirenses são mais do que o dobro dos santistas. * A Portuguesa não apareceu entre os cinco times com mais torcedores em nenhuma das cinco regiões pesquisadas.