Qual é o maior ícone da arte barroca no Brasil?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Antônio Francisco Lisboa

O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.

Outros nomes que se destacaram no Barroco Europeu foram: Caravaggio (1571-1610): pintor italiano. Rembrandt (1606-1669): pintor holandês. Johannes Vermeer (1632-1675): pintor holandês.

A arte barroca no Brasil
Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, no entanto, podemos encontrar influências desse estilo em outros locais do país. Em Minas Gerais, além de Aleijadinho, o grande nome da arte barroca mineira, destacam-se as pinturas do Mestre Ataíde.

Antônio Francisco Lisboa

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é, sem dúvida, o artista colonial brasileiro mais estudado e conhecido.

Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Gian Lorenzo Bernini

Gian Lorenzo Bernini
Esse, com certeza, é o nome mais importante para a escultura barroca. Foi ele quem desenvolveu o estilo de escultura que se popularizou na Itália do século XVII.

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

Expressão artística que integrou o período Barroco
A pintura barroca retratava as cenas com realidade e dramaticidade. O movimento se espalhou por vários países, chegando ao Brasil no período da colonização. Se desenvolveu em várias regiões criando características próprias, mas sem perder a inspiração na arte original.

Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII. O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.

  • Caravaggio
  • Aleijadinho
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Rembrandt
  • Peter Paul Rubens
  • Johannes Vermeer

No Brasil, o estilo chega com os jesuítas na época da colonização do país, sendo uma das ferramentas da catequização dos índios e, posteriormente, dos escravos. Predominou no país, pois é a primeira estilística a chegar de fora. Foi mais vista na arte sacra, ou seja, nas pinturas, estátuas e decorações.

Aleijadinho, que também sofreu influencia do Rococó, é considerado a maior personalidade da arquitetura colonial brasileira e um dos maiores nomes do barroco nas Américas.

Nesse época, a capitania de Minas Gerais experimentou um crescimento cultural favorecido pela movimentação comercial, pelo enriquecimento com mineração e pela forte religiosidade dos povos das minas. Esses aspectos possibilitaram que a região vivesse o apogeu das artes no Brasil.