Qual é o maior felino do Brasil?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A onça-pintada é o maior carnívoro da América do Sul, o terceiro maior felino do mundo e o único representante do gênero Panthera (que inclui leões, leopardos e tigres) no continente americano.

jaguatirica

A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis.

Predadores. O homem é o principal predador da onça, por causa da beleza de sua pele e também porque a floresta tem sido desmatada pelos fazendeiros para fazer plantações. Na falta dos animais que costuma caçar para comer, a onça se aproxima das fazendas e acaba sendo caçada.

Aqui no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, podemos encontrar o leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens), que apresenta coloração escura na região dorsal e dourada no peito. Apesar de serem encontrados no nosso país, os leões-marinhos-do-sul não se reproduzem aqui.

A onça-pintada (Panthera onça) é o maior felino das Américas e o mais forte do mundo. Sua mandíbula pode abater grandes presas, como crocodilos e jacarés.

1. Escaravelho sagrado. É isso mesmo que você está lendo. O escaravelho sagrado está entre as espécies mais fortes da natureza.

No Brasil, a nossa pantera-negra pertence à espécie da onça-pintada (Panthera onca), o maior felino das Américas, que pode ser encontrada na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal, na Caatinga e na Mata Atlântica. Curiosamente, as panteras-negras não ocorrem no Pantanal.

O puma habita boa parte da América, podendo ser encontrado desde o Canadá, passando pela América Central, pelo Brasil e chegando até o sul do Chile e Argentina.

Ocorrência. Os guepardos, ou chitas, eram comuns na Índia e na África mas atualmente são raros nessas duas regiões.

1 – Gato Bengal ou Gato-de-Bengala
O Gato-de-Bengala é um híbrido de médio a grande porte, que nasceu do cruzamento entre um gato leopardo-asiático e um gato doméstico. Suas manchas espalhadas pelo corpo lembram uma onça-pintada e os machos costumam ser maiores que as fêmeas, podendo variar de 3Kg até 9Kg.

É incerto o número de onças nos biomas onde ocorrem com maior frequência. No Pantanal, estima-se em cerca de 5 mil. Já na Amazônia, um cálculo grosseiro indica o dobro, 10 mil.

As onças são encontradas em diferentes ambientes, que vão desde florestas até ambientes abertos. Nos países em que são encontradas, as onças-pintadas ficam em ambientes de florestas e em ambientes abertos. No Brasil, podemos observá-las, por exemplo, na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.

No Nordeste, ambas as espécies possuem registros de ocorrência em raras áreas de Caatinga e Mata Atlântica. Além disso, o que a onça-pintada e a harpia possuem em comum é que as duas são espécies predadoras do topo da cadeia alimentar e importantes indicadoras de qualidade do habitat onde vivem.

Em todo o país, atualmente, existem 17 girafas. O casal da espécie que vivia no antigo zoológico do Rio morreu há 7 anos. O Bioparque da Quinta da Boa Vista não tem girafas. Em 14 de dezembro, três das 18 girafas que estavam no resort em Mangaratiba escaparam de um local onde elas estavam tomando sol.

São animais que ocorrem na África.

Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.