Qual é o maior esquilo do mundo?

Perguntado por: tveloso2 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O esquilo-gigante-indiano (na foto, animal de Karnataka, Índia), pode chegar a 45 centímetros de comprimento. Em viagem pelas florestas do sul da Índia, o fotógrafo amador Kaushik Vijayan ficou em êxtase ao ver enormes roedores de coloração marrom-avermelhada saltando de copa em copa.

Até agora, são 6 espécies novas para o continente, sendo 3 apenas no Brasil. Duas ocorrem no Leste do Pará, onde fica Belém, a capital do estado. Agência Museu Goeldi - Carismáticos e populares, os esquilos da América do Sul eram, até pouco tempo, ainda bastante desconhecidos do ponto de vista científico.

Como vimos, o Esquilo-da-mongólia não é muito popular no Brasil, mas você consegue encontrar algumas espécies para serem compradas. O preço pode variar entre R$ 15,00 a R$ 50,00, dependendo da cor e a marcação do pelo do pequeno esquilo.

O animal mais raro do mundo habita a China e o Vietnã. A tartaruga rara ficou conhecida em 1873 pelo especialista do Museu Britânico John Edward Gray. Ela foi nomeada como Oscaria swinhoei, descrita como a mais bonita espécie que Gray já havia visto na época.

Caxinguelê

Caxinguelê, quatipuru ou serelepe são apenas alguns dos nomes pelos quais os esquilos são conhecidos no Brasil.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

É um animal protegido por lei e qualquer tentativa de capturá-lo é considerada crime ambiental.

Com relação aos animais pequenos, escolhem minhocas, gafanhotos, grilos, formigas, baratas… Às vezes até crias de pássaros. Também podem consumir frutas, mas na natureza é pouco frequente.

Durante o Inverno, o esquilo dorme numa toca feita numa árvore ou num ninho formado de pequenos, ramos, folhas secas e musgos.

Não são animais de estimação ideais para crianças pequenas, pois se assustam facilmente com os seus gritos e movimentos atrapalhados e bruscos. Os esquilos como animais de estimação podem viver sozinhos, mas desfrutarão de ter um companheiro de jaula.

Esses pequenos animais vivem sozinhos ou em pares e podem viver até quinze anos, atingindo a maturidade sexual com um ano de idade.

Esquilos voadores não existem em terras brasileiras; porém, devido à sua curiosa forma de locomoção, são conhecidos mundialmente.

três anos

Tem uma charmosa e comprida cauda, que deve ser manuseada com cuidado. Suas cores variam entre caramelo, preto, branco e dourado. A expectativa de vida é de três anos, mas em alguns casos chega a quatro, sem problemas.

Eupetaurus cinereus

O esquilo-voador-lanoso de Yunnan (na imagem) vive nas montanhas do sudoeste da China, região rica em biodiversidade. Um dos habitantes resistentes dessa região é o esquilo-voador-lanoso (Eupetaurus cinereus), um dos maiores esquilos do mundo, que mede cerca de 90 centímetros e pesa aproximadamente dois quilogramas.

Entre eles, um artigo publicado pela National Geographic menciona o tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) como o vertebrado mais longevo do mundo. O peixe cartilaginoso é capaz de viver 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.

coala

e é por isso. que o coala é o bicho mais burro que existe no planeta.

O quatipuru (Sciurillus pusillus) ocorre em partes restritas da Floresta Amazônica e é o menor esquilo encontrado no Brasil. Ele habita as copas das árvores nos estratos mais altos da floresta e se alimenta de pequenos frutos e resinas extraídos das plantas.

Os esquilos normalmente são associados à Europa, onde são visto em abundância, inclusive em áreas urbanas, como parques e praças. No Brasil, eles ficam em áreas mais preservadas.