Qual é o maior esquilo do Brasil?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O serelepe ou caxinguelê (Sciurus aestuans) é um roedor muito ágil que mede cerca de 30 centímetros com a cauda e pesa cerca de 100 gramas. Seus dentes são fortes e estão sempre crescendo, uma adaptação para conseguir seu alimento, que está dentro dos coquinhos bem duros.

A cidade de Monte Verde é famosa por seu clima frio e também por ser um dos lugares mais favoráveis do Brasil para ver esquilos de perto. Sim, os pequenos roedores podem ser encontrados em diversas pousadas e matas da cidade.

O preço do Esquilo-da-Mongólia pode variar entre R$20 e R$40. Só adquira o seu pet com criadores e vendedores autorizados.

Animais como esquilos, macacos, micos ou saguis, papagaios, araras e tiés sangue só podem ser mantidos fora de seu habitat natural por criadores devidamente legalizados e controlados pelo IBAMA.

Esquilos voadores não existem em terras brasileiras; porém, devido à sua curiosa forma de locomoção, são conhecidos mundialmente.

O fotógrafo da vida animal Andrew Sulton tirou fotos de um esquilo branco extremamente raro em Marbury Country of Ceshire, Inglaterra. A população de esquilos cinzas no Reino de Unido gira em torno de 5 milhões, enquanto o número do esquilo branco registrado é de apenas 4.

Os predadores arbóreos incluem pequenos mamíferos como a marta (Martes martes), o gato-bravo e o arminho, que atacam as crias; aves, como corujas, e aves de rapina como gaviões e açores. A raposa-vermelha, gatos e cães também podem ser predadores quando o esquilo se encontra no solo.

A sanguessuga T. rex. Esta nova espécie de sanguessuga foi descoberta em uma área remota da Amazônia peruana e recebeu o nome de Tyrannobdella rex.

Os esquilos são omnívoros e podem comer praticamente tudo, mas a base da sua alimentação é composta de sementes, frutos secos e vegetais. Além dos mais, de vez em quando se alimentam de pequenos animais e dos ovos de algumas aves.

Embora estejam presentes em quase todas as florestas tropicais do mundo, os esquilos brasileiros são raramente avistados, pois geralmente habitam matas bem preservadas e longe das áreas urbanas. Normalmente, esses animais se locomovem pela copa das árvores e possuem hábito de vida bastante secreto.

Não são animais de estimação ideais para crianças pequenas, pois se assustam facilmente com os seus gritos e movimentos atrapalhados e bruscos. Os esquilos como animais de estimação podem viver sozinhos, mas desfrutarão de ter um companheiro de jaula.

três anos

Tem uma charmosa e comprida cauda, que deve ser manuseada com cuidado. Suas cores variam entre caramelo, preto, branco e dourado. A expectativa de vida é de três anos, mas em alguns casos chega a quatro, sem problemas.

Eupetaurus cinereus

O esquilo-voador-lanoso de Yunnan (na imagem) vive nas montanhas do sudoeste da China, região rica em biodiversidade. Um dos habitantes resistentes dessa região é o esquilo-voador-lanoso (Eupetaurus cinereus), um dos maiores esquilos do mundo, que mede cerca de 90 centímetros e pesa aproximadamente dois quilogramas.

Esquilos terrestres Spermophilus richardsonii são capazes de emitir um alarme ultra-sônico que alerta animais da mesma espécie para algum perigo iminente. O sinal é inaudível pelo homem e pelos predadores do roedor.

O parque abriga 29 espécies de aves e 9 tipos de mamíferos, entre eles morcegos, gambás e o esquilo caxinguelê . Considerada a “praia” dos paulistanos, o Ibirapuera, no coração da cidade, é uma das áreas de maior diversidade animal.