Qual e o maior elemento químico do mundo?

Perguntado por: ipaiva . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

hidrogênio

O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo.

fósforo

O 1º elemento isolado em laboratório
Há 350 anos, foi isolado e produzido em laboratório o primeiro elemento químico, o fósforo. O feito foi conseguido pelo alquimista alemão Henning Brand, que na expectativa de encontrar ouro concentrou e aqueceu a alta temperatura a própria urina.

Somente o carbono, o neônio, o ferro, o nitrogênio, o silício, o magnésio, o enxofre e o argônio apresentam abundâncias atômicas superiores a 0,01%. No outro extremo da lista, entre os elementos químicos mais raros, estão o rênio, o lutécio, o túlio e o tântalo.

Resposta: O número 1 é o menor elemento dos números naturais.

O hidrogênio é o elemento químico de menor massa atômica (1 u) e menor número atômico (Z=1) entre todos os elementos conhecidos até hoje.

ástato

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo.

astato

O astato é considerado o elemento mais raro já evidenciado (sua concentração média é da ordem 10-20ppm, ou cerca de 1 grama para cada 100 quintilhões de toneladas!). Acredita-se que existam em minérios de urânio e tório traços de astato que somem menos de 30g como reserva mundial.

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo.

Os elementos 113 a 115 foram descobertos em 2004 e o último elemento, de número atômico 118, foi descoberto em 2006, o Ununócio. O interessante é que todos esses elementos são muito instáveis, desintegrando-se rapidamente.

O ununóctio (elemento 118) tem a maior massa atômica de todos os elementos sintetizados até agora. Em 2002, cientistas do Instituto Unificado de Pesquisas Nucleares de Dubna, na Rússia, confirmaram sua existência.

hélio (He)

No universo primordial, ainda muito quente, núcleos de H se fundiram para formar um segundo elemento químico, o hélio (He).

oganessônio

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og).

irídio

O irídio é um metal de transição branco assemelhando-se à platina, mas com uma tonalidade ligeiramente amarelada. Devido a sua extrema dureza e grande fragilidade é difícil de ser moldado ou trabalhado. O irídio é o metal mais resistente à corrosão conhecido.

Os gases nobres são os elementos químicos presentes e classificados na família 18 – ou 8A – da tabela periódica. Neste grupo, são encontrados o Hélio, o Neônio, o Argônio, o Criptônio, o Xenônio, o Radônio e o Oganessônio, recentemente descoberto.

O urânio

O urânio é o elemento químico natural de maior número atômico. Assim, qualquer elemento químico que apresente número atômico superior ao do urânio não pode ser encontrado na natureza, ou seja, tem que ser produzido pelo ser humano em laboratório.

Assim como nos números naturais, sucessor é o que vem depois e antecessor é o número que vem antes. Por exemplo, o sucessor de 0 é 1, e o antecessor de 0 é –1. De modo geral, o sucessor de um número n é n + 1, e o seu antecessor é representado por n – 1.

Com isso, percebemos que o elemento químico de menor raio é o Hélio (He) e o que possui maior raio é o Césio (Cs).

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? A letra que não aparece é o J.

A letra que não aparece é o J. Já foram propostos nomes (e símbolos) de elementos com a letra J.

Atualmente, existem 118 elementos químicos, sendo que 92... O hidrogênio é o elemento químico de símbolo H e número atômico 1 da tabela periódica. Trata-se do elemento mais simples conhecido, cujo átomo é formado apenas por um próton e nenhum...