Qual é o maior e o menor músculo do corpo humano?

Perguntado por: igomes2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

O maior músculo do corpo humano é o da coxa, com comprimento de até meio metro. Por outro lado, o menor músculo é o que está localizado entre as vértebras, medindo cerca de 1 cm. O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos.

Mr. Músculos

  • MAIS FORTES.
  • MASSETER.
  • GLUTEUS MAXIMUS.
  • MENOR: ERETORES ESPINHAIS.
  • MAIS FRACO: LEVANTADOR DA PÁLPEBRA SUPERIOR.
  • MAIOR: COXA.

a) Longos: são encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações (uni ou bi-articulares). Exemplo: bíceps braquial.

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio).

O corpo é formado por aproximadamente 600 músculos que estão associados aos ossos, tendões e ao sistema nervoso, que fornece as informações necessárias para a movimentação muscular.

Os músculos mais rápidos são os levantadores das pálpebras, pois podem contrair-se até cinco vezes por segundo.

Tríceps braquial

Tríceps braquial
Ele é o maior músculo do braço e o único ocupante do compartimento posterior do braço, sendo claramente visível na parte de trás do braço, especialmente em atletas bem treinados. Como o próprio nome sugere, o tríceps é composto por três cabeças: longa, lateral e medial.

músculo quadríceps

O músculo quadríceps é o maior músculo do corpo. Ele é conhecido como o músculo do chute e composto por quatro ventres: reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio. Sua principal função é a extensão da perna na articulação do joelho.

tríceps

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

sóleo

De maneira geral, aquele que consegue exercer mais força é o sóleo, que fica na panturrilha. Sem este músculo, não conseguiríamos caminhar, correr, dançar, talvez nem levantar. Por outro lado, o título poderia ir para o músculo com maior capacidade de pressão - a quantidade de força por área.

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

Músculos pré-vertebrais: Longo da cabeça. Longo do pescoço (posição medial) Reto anterior da cabeça.

Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.

O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos, que apresentam contração voluntária. Esses músculos são formados por células alongadas e multinucleadas, as quais são chamadas também de fibras musculares.

- Veias: são vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração. As pulmonares levam o sangue arterial dos pulmões para o coração e as demais veias transportam o sangue venoso.

O sangue chega ao átrio através de quatro VEIAS PULMONARES, duas direitas e duas esquerdas.

O músculo liso pode ser encontrado formando as camadas ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero, nos vasos sanguíneos, presente no músculo eretor do pelo (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho).

Compartimento posterior
Na camada superficial, estão os músculos gastrocnêmico, sóleo e plantar. Já na camada mais profunda, encontram-se os músculos poplíteo, flexor longo do hálux, flexor longo dos dedos e tibial posterior.

Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade.

São quatro músculos no total: Masseter. Músculo temporal. Músculo pterigóideo medial.