Qual é o maior desmatador da Amazônia?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 19 votos

Na série especial desta quinta (29), o Jornal da Record revela os crimes do homem denunciado pelo Ministério Público Federal como o maior desmatador da Amazônia. As investigações mostram que Antônio Junqueira Vilela Filho comanda um grupo acusado de grilagem de terras federais, desmatamento e queimadas.

A atividade agropecuária é o principal vetor de desmatamento no país, representando 95,7% do total ou 1,96 milhão de hectares. O garimpo responde por 5,9 mil hectares e a mineração por 1,1 mil hectares.

Todas as fazendas pertencem à mais famosa quadrilha de infratores ambientais do estado, cujo líder, Chaules Volban Pozzebon, está preso por extração ilegal de madeira e é considerado o maior desmatador do país, além de ter sido condenado por usar mão de obra escrava.

É importante ressaltar que a Amazônia corresponde a 61% do território brasileiro, portanto não é a Amazônia que pertence ao Brasil, mas é o Brasil que pertence à Amazônia. Se a Amazônia brasileira fosse um país, seria o sétimo maior do mundo em extensão territorial. O Brasil é o quarto.

CAUSAS DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 80 % da perda de florestas no Brasil está relacionada direta ou indiretamente com a pecuária.

As principais causas do desmatamento das matas brasileiras estão relacionadas à ação humana, especialmente às atividades agropecuárias. Além do processo de urbanização, o crescimento do agronegócio e de práticas ilegais agravam a situação do desflorestamento no país.

Segundo os números da base de dados Trase, os Países Baixos e a Espanha são os principais destinos europeus da soja ligada ao desmatamento. Em seguida, a França e a Alemanha.

O desmatamento é ocasionado principalmente pelas ações humanas, como as expansões agropecuária e urbana. No Brasil, o processo de desmatamento é histórico, tendo iniciado desde a colonização com a exploração do pau-brasil. Atualmente, a maior preocupação é com o desmatamento da Floresta Amazônica.

A principal delas é a investida contra florestas públicas sem destinação, que tiveram 3.240 km² desmatados nos últimos três anos (2019 a 2021) na Amacro, além de assentamentos da reforma agrária, que perderam 2.535 km² de matas durante o período. Unidades de conservação e terras indígenas também são alvos das invasões.

1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam a floresta. 1637 – Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas.

Saiba quais foram os estados onde houve mais desmatamento em 2021; Pará e Amazonas lideram.

O desmatamento é um fenômeno mundial. No entanto, o maior volume de ocorrências de desmate está nos países subdesenvolvidos e emergentes. No Brasil, o bioma mais atingido pelo desmatamento na atualidade é a Amazônia. O Cerrado é o segundo bioma brasileiro mais devastado.

Os maiores aumentos, proporcionalmente, aconteceram no Cerrado (31%) e no Pampa (27%). O Pará é o campeão de desmatamento no Brasil, com 22,2% do total. O Amazonas vem em segundo lugar, um crescimento de 37% em relação a 2021 e superando Mato Grosso. A Bahia está em quarto lugar, ultrapassando o Maranhão.

Lider de uma organização criminosa voltada para a extração ilegal de madeira e extorsão, Pozzebon foi apontado como o dono de 120 madeireiras em toda região Norte do país, razão pela qual ficou conhecido como o 'maior desmatador do Brasil'.