Qual é o maior desenho em grafite do mundo?

Perguntado por: ocaetano6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A magnitude da obra garantiu o título de maior grafite do mundo feito em equipe, pelo Guiness World Records, o livro dos recorde. A equipe levou 70 dias para pintar a obra de cerca de 2,6 mil metros quadrados que retrata cinco etnias indígenas dos cinco continentes.

O mural "Etnias", realizado pelo brasileiro Eduardo Kobra para a Rio 2016, foi reconhecido nesta segunda-feira (22) como o maior grafite do mundo pelo "Guiness world records", o livro dos recordes.

Conheça a arte e os movimentos de Banksy, o grafiteiro mais famoso do mundo.

A data foi escolhida após a morte do lendário grafiteiro italiano Alex Vallauri em 1987 e considerado o pai desta arte no Brasil. Vallauri morreu em 26 de março de 1987 e foi homenageado no dia 27 pelos seus amigos que fecharam e grafitaram o túnel da Avenida Paulista.

Em dezembro de 2020, Kobra assinou um mural de 180 metros, no Parque Rio Branco, projetando na parede uma iguana gigante. A pintura, no entanto, foi realizada por uma equipe do artista enviada ao local. A obra custou R$ 400 mil aos cofres públicos, derretendo quatro meses depois.

a China

Em 2018, a China se tornou líder entre os países que mais produzem grafite. Produz 630.000 toneladas métricas (MT) de grafite a cada ano. O país produz aproximadamente 70% de todo o grafite do mundo.

As mais finas possuem diâmetro que varia de 0.2 mm, 0.3 mm, 0.5 mm, 0.7 mm até 0.9 mm. Nos modelos onde o grafite é mais grosso temos 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.15 mm, 3.2 mm, 3.8 mm e 5.6 mm.

O grafite 0.3 mm é o mais fino e é perfeito para dar precisão a áreas pequenas. Os grafites 0.5 mm e 0.7 mm são os mais comuns, e o 0.9 é um grafite mais espesso, perfeito para sombreados.

Eduardo Sá, conhecido como Speto, é um dos pioneiros do grafite no Brasil e se destaca pela sua técnica apurada e pela mistura de influências do folclore brasileiro e da cultura popular.

Todos os grafites podem ser classificados pela sua dureza, do mais suave até o mais duro. Sendo o mais suave macio, que resulta o preto e, o mais duro o mais cinza.

Conheça os 7 principais grafiteiros brasileiros

  1. 1 – Gustavo e Otavio Pandolfo (Os Gêmeos) Sem dúvidas, esses dois artistas estão entre os principais grafiteiros brasileiros. ...
  2. 2 – Eduardo Kobra. ...
  3. 3 – Crânio. ...
  4. 4 – Nina Pandolfo. ...
  5. 5 – Alex Hornest ou Onesto. ...
  6. 6 – Binho Ribeiro. ...
  7. 7 – Panmela Castro ou Anarkia Boladona.

As grafites são classificadas pela dureza/maciez e sua pigmentação. Existem 4 tipos: H, F, HB e B.

Origem do Grafite
Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

Alex Vallauri

Provavelmente Alex Vallauri foi o primeiro grafiteiro no Brasil. Seu interesse por objetos kitsch fez com que, em meados dos anos 1970, passasse a fotografar painéis de azulejos, pintados nos anos 1950 e colados nas paredes de restaurantes de São Paulo.

Autor do maior mural grafitado do mundo — “Chocolate”, com 5.742 metros” — Eduardo Kobra também tem grande parte de suas obras espalhadas pelo mundo. Em contraponto ao estilo mais lúdico da dupla Osgemeos, Kobra usa o realismo carregado de cores como marca pessoal.

A nacionalidade dos filhos de Grafite reflete a carreira dele no futebol. O caçula Benício, 7, é brasileiro como o pai e a mãe. Já Sofia, 13, nasceu na Alemanha, quando ele jogava pelo Wolfsburg.

27 de março

O Dia Mundial do Grafite é comemorado mundialmente em 27 de março. Surgiu como uma homenagem a um dos principais precursores da arte urbana no Brasil, o artista plástico etíope, naturalizado brasileiro, Alex Vallauri, que faleceu em 27 de março de 1987.