Qual é o maior desejo do ser humano?

Perguntado por: abotelho3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O maior desejo do ser humano, é ser amado, como muitos não encontram esse saciamento dentro de si, assim muitos acabam- se procurando o amor em lugares, que apenas serão usados como objetos, só de prazeres.

O desejo, por conseguinte, é a vontade de cumprir uma vontade ou de saciar um gosto. Pode-se desejar objetos materiais (uma casa, um automóvel), situações (férias, um reencontro familiar) ou até pessoas (o desejo sexual).

Resposta: “O ser humano possui cinco desejos fundamentais: ser reconhecido, amado, elogiado, livre e útil.

De acordo com o estudo, divulgado nesta quinta-feira, o maior desejo de 15% dos 620 entrevistados é fazer uma viagem internacional. Em segundo lugar, os brasileiros sonham em fazer uma viagem nacional (11,5%), e, em terceiro, ter um carro (9,3%). A pesquisa foi aplicada em 27 capitais.

Epicuro observou e distinguiu os desejos humanos em três categorias: 1) desejos naturais e necessários, 2) desejos naturais, mas não-necessários, e 3) desejos não-naturais e não necessários.

Diz no seu livro: “O ser humano possui cinco desejos fundamentais: ser reconhecido, amado, elogiado, livre e útil. Quando esses desejos são satisfeitos, o homem encontra a razão de viver”.

Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.

No momento em que a atração inicial causou algum impacto, pode-se dizer que passamos a desejar o objeto. O start inicial se dá quando o indivíduo é exposto ao estímulo que admira frequentemente e passa a fantasiar.

São as glândulas endócrinas que preparam o organismo para desenvolver a vontade. O hormônio luteinizante, fabricado na hipófise, é o responsável pelo desencadeamento da maturidade sexual tanto nos homens quanto nas mulheres. Ele também regula a ovulação e estimula os hormônios sexuais guardados nos órgãos genitais.

Desejos naturais e necessários
São desejos que, caso não satisfeitos, atrapalham nosso equilíbrio, nossa própria maneira de ser. Epicuro coloca estes desejos como os mais importantes. Devemos dedicar a vida a estes prazeres, pois eles são os únicos verdadeiramente fundamentais para a boa vida.

Para Freud, o desejo é um movimento em direção à marca psíquica deixada pela vivência de satisfação primeira que acalmou uma necessidade, como a fome, no bebê. Através dessa inscrição mnêmica poderá então a criança reeditar a satisfação de forma alucinatória, nessa pouco duradoura autonomia que a alucinação fornece.

Segundo a psicanálise, o desejo é a maior característica do homem, que não morre, enquanto ainda precisa dar vazão à força que o impulsiona à felicidade. Freud destaca que todo indivíduo é movido pela busca de uma felicidade onde não coexista fracasso. Sendo assim, a felicidade plena nunca será atingida.

Portanto, de maneira resumida, necessidade é aquilo intrínseco à vivência do ser humano, algo que não pode ser criado e que, dessa maneira, é indispensável. Já o desejo, é algo que pode ser manipulado não apenas por ações de marketing mas, também, moldado pela cultura e a própria personalidade do consumidor.

Necessidade é algo indispensável para nossa vida, nossa sobrevivência. Desejo é o que queremos ter, algo que pode ser dispensável e podemos viver sem.

Ter um emprego, comprar um apartamento e morar fora do país são os três principais sonhos dos jovens brasileiros. A pesquisa foi feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que perguntou "Qual é seu maior sonho?” para 37.275 estudantes, entre 15 e 26 anos, de todos os estados da nação.

Principais desejos dos brasileiros são casa própria, educação e saúde | Radioagência Nacional.

Os desejos naturais e necessários permitem que o corpo continue afirmando-se na existência. Nós não os desejamos porque são bons, eles são bons porque os desejamos. Água, para não morrer de sede; comida para não morrer de fome; calor; para não morrer de frio.

Encontrar sua lista de desejos
No canto superior direito, toque na foto do perfil ou sua inicial. Lista de desejos.

O que dá combustão para esse desejo (ou seja, o gatilho) é a dopamina. Quando a pessoa vê alguém que acha interessante, se sente atraída, o cérebro libera esse neurotransmissor que provoca a sensação de prazer. O que sustenta e dá energia a essa busca é a adrenalina.

Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização.

Concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais.

Continuar lendo O que é desejo humano?