Qual é o maior desastre natural do mundo?

Perguntado por: lourique2 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos
  • Terremoto de Ashgabaqt, União Soviética, em 1948: até 110 mil mortos.
  • Terremotos na Turquia na fronteira com a Síria, em 2023: ao menos 36 mil mortos.
  • Terremoto de Erzincan, Turquia, em 1939: 33 mil mortos.
  • Deslizamento de Khait, União Soviética, em 1949: 28 mil mortos.
  • Terremoto na Armênia, em 1988: mais de 25 mil mortos.

1. Gran Circo Norte Americano – Dezembro de 1961. Causa: A tragédia do Gran Circus Norte-Americano é considerado um dos maiores incêndios do Brasil em número de vítimas, foi um ato criminoso.

rompimento da Barragem do Fundão

Considerada a maior tragédia ambiental do Brasil até o momento, esse evento aconteceu em 2015 na cidade mineira de Mariana. O rompimento da Barragem do Fundão, usada para guardar os rejeitos de minério de ferro, resultou na morte de 19 pessoas e na contaminação do rio, do solo, do mar e a destruição da flora.

Terremotos

Um estudo feito por pesquisadores americanos concluiu que os terremotos têm mais impacto na saúde humana que outros desastres naturais, como enchentes e furacões.

Nevoeiro na Inglaterra, em 1952. O primeiro grande desastre ambiental registrado na história do mundo, causado pela industrialização, foi o nevoeiro ocorrido na Inglaterra em 1952. Esse evento ficou conhecido como o Grande Nevoeiro de Londres.

O M/V Doña Paz era um navio de passageiros filipino que colidiu com o petroleiro M/T Vector em 20 de dezembro de 1987, afundando depois. O caso é considerado o maior desastre marítimo da história em tempos de paz, causando 4.341 vítimas.

Fukushima, Japão - 2011
É considerado o segundo pior desastre nuclear, e apesar de também estar classificado no nível 7 da escala INES, este desastre é diferente do ocorrido em Chernobyl, que foi causado por erros humanos.

Desastres ambientais no Brasil

  1. Acidente com Césio-137 (Goiânia, 1987) ...
  2. Vazamento de óleo na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, 2000) ...
  3. Rompimento da barragem em Mariana (Minas Gerais, 2015) ...
  4. Rompimento da barragem em Brumadinho (Minas Gerais, 2019)

Exemplos de fenômenos naturais: vulcões, neve, terremoto, tsunami, pororocas, enchentes, erosão, incêndio florestal, queda de meteoro, tempestades dentre outros. Disponível em: https://conhecimentocientifico.r7.com/fenomenos-naturais/. Acesso em: 28 set. 2020.

Entre os eventos adversos, as secas e estiagens foram as mais recorrentes, sendo responsáveis por 40% dos problemas ambientais no Brasil em 2022. Já as fortes chuvas, as enxurradas, as inundações e os alagamentos representam, juntos, 15,7% das ocorrências.

Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

Desde outubro de 2021 foram registrados, oficialmente, 11 desastres causados por temporais no país. Quase 500 pessoas morreram em enchentes ou deslizamentos de terra e pedra, em pouco mais de um ano.

Maremoto é um fenômeno provocado por sismos no assoalho oceânico, que podem ser causados por meio de atividades vulcânicas, movimentação de placas tectônicas ou deslizamentos de terras. Esses abalos provocam a agitação das águas, dando origem a ondas com bastante intensidade que se propagam para o litoral.

Os desastres naturais acontecem quando eventos físicos perigosos ocasionam danos significativos às atividades humanas. Em áreas onde não existe interesse humano, os eventos naturais extremos não provocam desastres naturais. Os desastres naturais estão relacionados com a dinâmica interna e externa da Terra.

O incêndio florestal mais mortal já registrado no mundo teria sido o ocorrido em 1871 em Peshtigo (Wisconsin/Estados Unidos), que deixou entre 800 e 1.200 mortos.

1. Gran Circo Norte Americano – Dezembro de 1961. Local: Cidade de Niterói – Estado do Rio de Janeiro. Causa: A tragédia do Gran Circus Norte-Americano é considerado um dos maiores incêndios do Brasil em número de vítimas, foi um ato criminoso.

O pior deslizamento da história do país deixou 710 mortos em quatro cidades da região serrana do Rio de Janeiro. Um total de 13,8 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. O número de vítimas é maior que o registrado em Caraguatatuba, em 1967 (436 mortos).