Qual é o maior dente do ser humano?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

De acordo o Guiness Book, o maior dente humano do mundo é o incisivo de um brasileiro, que media 5,2 centímetros. O dente foi extraído por um dentista em Ilicínea, Minas Gerais no ano de 2009.

Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.

Dente de lesma é o material mais resistente do mundo segundo cientistas britânicos.

Vou destacar a Trilux (Italia), A Heraeus-Kulzer (Alemã), Ivoclar-Vivadent (Suíça) como os melhores dentes que existem hoje mundialmente.

Os primeiros molares superiores (16 e 26) e inferiores (36 e 46), segundos molares superiores (17 e 27) e inferiores (13 e 47) e terceiros molares, também conhecidos como dente do siso ou dente do juízo, superiores (18 e 28 e inferiores (38 e 48)).

Um adulto com dentição normal possui de 28 a 32 dentes. Bem cuidados, estes dentes o acompanharão até a velhice.

Normalmente as crianças têm 20 e adultos têm 32 (28 se os dentes do siso forem extraídos). E cada um deles necessita de cuidado. Saiba mais sobre como cuidar dos seus dentes no Centro de Informações de Saúde Bucal Colgate.

Tirar ou não tirar? Extrair os dentes do siso não é uma regra. Em alguns casos eles podem ser mantidos. É possível conviver com eles se houver espaço suficiente para acomodar os quatro dentes “extras” sem causar prejuízos ao sorriso ou à saúde bucal.

As consequências. Dependendo de como o siso esteja posicionado, problemas maiores podem surgir futuramente. "Surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, reabsorção da raiz do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores", atenta.

Por que o dente do siso causa dores? Essas dores aparecem em decorrência de toda confusão que esse dente causa. Normalmente nossa boca não tem espaço suficiente para esses dentes, o que força o siso a empurrar todos os outros para conseguir o seu lugar. Além disso, ao abrir espaço ele acaba inflamando a gengiva.

Os dentes supranumerários podem ter formatos diferentes dos dentes comuns e até surgir no céu da boca. Frequentemente o dente supranumerário não erupciona, fica dentro do osso e só é encontrado nas radiografias de rotina. Porém, esse dente a mais “escondido” pode causar problemas.

Eles dataram os dentes usando dados geológicos e analisando o DNA. A pesquisa foi publicada na revista Nature na quarta-feira (17). O dente de mamute mais antigo datava de 1,2 milhão a 1,65 milhão de anos atrás.

Tem dente, mas não morde. R: O milho.

Os dentes da frente, por exemplo, têm apenas uma raiz, o que torna o tratamento de canal mais simples e rápido. Logo, o preço é mais barato. Em contrapartida, os dentes molares podem ter até três raízes.

A prótese total, também conhecida como dentadura, ainda é utilizada como solução para quem perdeu todos os dentes, embora seja uma opção com várias desvantagens. De fato, quem usa uma dentadura ou prótese total tem enormes dificuldades com a mastigação, fora que a estética é também muito prejudicada.

Tem cabeça e tem dente, não é bicho e nem é gente. O alho.

Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais.

DENTE 75 (2º Molar Inferior Esquerdo)

Dente do siso (dente queiro) Os terceiros molares, dentes do siso ou dente queiro são os últimos dentes que aparecem na sua boca. Eles nascem entre os 17 e 25 anos, uma época da vida conhecida como a “idade do juízo“. Nove em cada dez pessoas têm pelo menos um dente do siso.

A arcada dentária completa de um indivíduo adulto deve ter 32 dentes no total. Se esse número é ultrapassado, pode ser diagnosticado que o paciente possui um, ou mais, dente supranumerário. Conversamos com o dentista Robson Caumo para entender melhor sobre eles.

A quantidade de dentes que temos na boca pode variar por causa de alguns fatores —doenças, idade, evolução humana e outros. Mas o número oficial na boca de um adulto é de 32 dentes (16 em cima e 16 embaixo), divididos em: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.