Qual e o maior dente da boca?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Os molares são os maiores de todos os dentes. Eles têm uma superfície grande e plana com sulcos que permitem mastigar e triturar alimentos.

Primeiros molares inferiores direito (46) e esquerdo (36); Segundos molares superiores direito (17) e esquerdo (27); Segundos molares inferiores direito (47) e esquerdo (37);

Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas. Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.

Resumindo, são feitos diversos movimentos que tem a ver com o alinhamento dos dentes, mas, tirando as diversas opiniões que existem, e que muitos dentistas podem não concordar com isso, o dente mais importante para mastigar é o canino.

canino

O dente que possui a raiz mais longa é o canino. Geralmente os dentes seguem as características da pessoa. Se a pessoa é longilínea (alta) os dentes podem apresentar coroas longas e raízes longas também. A raiz de um canino pode chegar a uns bons 2 centímetros.

É preciso mencionar que os primeiros molares permanentes aparecem aos 6 anos. Eles ficam posicionados atrás do segundo molar decíduo (último dente de leite), sem que exista troca. Ou seja, tratam-se de dentes permanentes e, portanto, não caem.

Um adulto com dentição normal possui de 28 a 32 dentes. Bem cuidados, estes dentes o acompanharão até a velhice.

Na fala, esses dentes atuam com incisivos ajudando a formar palavras. Já os caninos inferiores (33 e 43), são parecidos com os caninos superiores, no entanto seu formato é mais estreito e menor.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não existe um dente específico que seja perigoso para extrair, porém existem dentes que estão mal posicionados e que podem acabar dando um risco de fratura mandibular. Nesse caso, o dentista irá precisar fazer a extração em um centro cirúrgico.

Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais.

Os primeiros molares (54,64,74 e 84) nascem ANTES dos caninos, por volta de 1 ano de idade até 1 ano e 4 meses.

Extrair os dentes do siso não é uma regra. Em alguns casos eles podem ser mantidos. É possível conviver com eles se houver espaço suficiente para acomodar os quatro dentes “extras” sem causar prejuízos ao sorriso ou à saúde bucal.

Quando é necessário extrair o dente do siso? A extração dos sisos é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares. Entretanto, somente seu dentista poderá avaliar a real necessidade de extração.

As consequências. Dependendo de como o siso esteja posicionado, problemas maiores podem surgir futuramente. "Surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, reabsorção da raiz do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores", atenta.

Os dentes incisivos centrais representam os pais, quer sejam biológicos ou não. Sendo o elemento 11 o representante da figura paterna, chefe de grupo, clã ou pessoa responsável que impõe decisão a ser acatada.

Vou destacar a Trilux (Italia), A Heraeus-Kulzer (Alemã), Ivoclar-Vivadent (Suíça) como os melhores dentes que existem hoje mundialmente.

Quais são os tipos de dentes e as suas funções principais?

  • Incisivos. Os indivíduos têm oito dentes incisivos, posicionados na parte frontal das arcadas dentárias superior e inferior. ...
  • Molares. ...
  • Pré-molares. ...
  • Caninos. ...
  • Sisos.

De acordo o Guiness Book, o maior dente humano do mundo é o incisivo de um brasileiro, que media 5,2 centímetros.