Qual é o maior complexo de favelas?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...

China e Índia, os países mais populosos do mundo, possuem seis e cinco megacidades, respectivamente. E, do 1 bilhão de pessoas que vivem em favelas hoje, 85% estão na Ásia (ao menos 665 milhões) e na África (230 milhões).

Atualmente, o bairro do Complexo do Alemão conta com doze associações de moradores que representam 13 favelas: Alvorada, Baiana, Casinhas, Esperança, Grota, Itararé, Matinha, Mineiros, Morro do Adeus, Morro do Alemão, Nova Brasília, Pedra do Sapo e Reservatório de Ramos.

Em geral, quando se questiona qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro, a resposta é Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira registra os maiores números de ocorrência de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Confira algumas das comunidades no Rio para você visitar quando estiver querendo fugir do convencional.

  1. 1 – Chapéu Mangueira/Babilônia. ...
  2. 2 – Morro dos Prazeres. ...
  3. 3 – Santa Marta. ...
  4. 4 – Morro dos Cabritos/Tabajara. ...
  5. 5 – Vidigal. ...
  6. 6 – Complexo do Alemão. ...
  7. 7 – Favela da Rocinha.

Confira agora, algumas das favelas mais tranquilas do Rio!

  • Morro da Babilônia. O Morro da Babilônia é uma área rica em história e cultura, localizada entre os bairros de Botafogo, Urca, Leme e Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. ...
  • Chapéu Mangueira. ...
  • Santa Marta. ...
  • Vidigal. ...
  • Rocinha.

Johnny Bravo

Atualmente, a Rocinha é dominada pelo CV, facção na qual Johnny Bravo faz parte. Apesar de ser considerado o "dono do morro", ele ainda divide o controle com Rogério 157, seu aliado. Johnny apareceu portando anéis com o nome "Rogério 157" em suas raras imagens que circulam nas redes sociais.

Localizada a 30 km dos Três Poderes, o Sol Nascente superou a Rocinha, no Rio, em número de habitações; dados são do IBGE. A 45 minutos do Congresso Nacional, em Brasília, está a maior favela do Brasil, o Sol Nascente.

Rocinha

Visita à Rocinha, a mais famosa favela do Brasil, em companhia de morador local, nascido e criado na Rocinha e que lá vive há mais de 50 anos, o sr Aílton Araújo , pessoa conhecida em toda a comunidade!

— Abaixo do Marcinho, no Complexo do Alemão, quem manda atualmente é o Pezão.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

Comando Vermelho (CV).
Mais poderosa facção do tráfico do RJ, com ramificações pelo Brasil, domina vastas áreas nas zonas Sul e Norte — como a Rocinha, o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus.

Os moradores da favela de Dharavi, em Mumbai, na Índia, estão habitando na maior favela do mundo: Esse conjunto possui milhares de habitantes, e tem mais moradores que países como, por exemplo, Portugal.

Esse estudo levou em conta fatores como o número de homicídios, roubos, furtos e o total de ocorrências. Os bairros da Zona Oeste da cidade lideraram a lista dos mais perigosos.

Belém

Belém já é a capital mais favelizada. Mantém mais da metade (55,4%) do milhão e meio de habitantes vivendo em favelas. Manaus aparece em segundo lugar.

A carioca Rocinha, que liderava o ranking em 2010, ficou em segundo lugar em 2022, com 67.199 moradores. Em terceiro lugar, figurou Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, em Manaus, com 55.361 pessoas, seguida por Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, com população estimada em 54.793.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a cidade com maior número de pessoas morando em favelas, com 1.393.314 habitantes (22% da população total), o que significa que a cada 100 mil cariocas, 22.160 estão em favelas.