Qual é o maior clube do Rio Grande do Sul?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

- O maior clube do Rio Grande do Sul é considerado pelos torcedores como sendo o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Os maiores clubes em função do tamanho de suas torcidas e dos títulos conquistados são:

  • Brasil de Pelotas.
  • Caxias.
  • Grêmio.
  • Internacional.
  • Juventude.
  • Pelotas.

Em competições oficiais, o Internacional tem mais troféus internacionais (sete a seis), enquanto o Grêmio leva vantagem nos títulos nacionais (8 contra 4). Já em âmbito estadual, o Colorado tem mais títulos: 47 contra 45.

O Internacional é o maior vencedor da competição, com 45 títulos, seguido pelo Grêmio com 42 títulos e o Guarany com 2 títulos. A maior sequência de títulos consecutivos pertence ao Internacional, que conquistou o octacampeonato ao vencer os campeonatos entre 1969 e 1976.

Santa Catarina é o menor e menos populoso estado da região Sul e sua capital é Florianópolis.

A força gremista faz com que o Sul seja a única região do país sem a liderança de Flamengo, que é o clube com mais torcedores no Nordeste, Norte e Centro-Oeste; ou Corinthians, que lidera no Sudeste. O Rubro-Negro e o Alvinegro são os dois primeiros colocados no ranking geral das torcidas brasileiras.

Quem é o maior campeão do Campeonato Gaúcho? Trata-se do Internacional, que já conquistou o Gauchão 45 vezes. No entanto, o Grêmio conquistou o título mais uma vez neste ano e encurtou a distância para o rival, agora com 42 títulos.

O Sport Club Rio Grande e a Ponte Preta disputam há décadas o título de clube mais antigo do futebol. O clube gaúcho foi fundado em 19 de julho de 1900.

Porto Alegre tem um novo time e ele arranca com ajuda de um bilionário indiano. O Monsoon FC é o vizinho mais recente de Grêmio, Internacional e debutou em jogos oficiais neste mês, no Gauchão Série B - equivalente à terceira divisão estadual.

Estão definidos os confrontos dos cinco clubes gaúchos que disputarão a primeira fase da Copa do Brasil 2023. Grêmio, Ypiranga e Brasil de Pelotas, classificados pelo Gauchão 2022, São Luiz, campeão da Copa FGF, e Juventude, classificado pelo ranking da CBF, são os representantes do Rio Grande do Sul na fase inicial.

Inter

O Inter é o Clube do Povo no Rio Grande do Sul.

Atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo assumiu a liderança na consolidação dos resultados de 2022.

O Grêmio conquistou neste sábado o hexa regional. É o terceiro hexa da história. O primeiro hepta aconteceu de 1962 a 1968. E encurtou muito a diferença de títulos para o rival Inter.

Tricolor nunca perdeu um Gre-Nal para o rival na Arena pelo Brasileiro. A partir das 18h30 deste domingo, o Grêmio defende uma invencibilidade de 16 anos diante do Inter em jogos em casa pelo Brasileirão.

Cruzeiro, Grêmio e Flamengo são, respectivamente, os maiores campeões da Copa do Brasil. O time de Minas tem 6 títulos, sendo o último conquistado em 2018. O Grêmio foi campeão em 2016 e tem, ao todo, 5 títulos.

As torcidas mais fiéis

  • Grêmio e Internacional – 82%
  • Bahia – 71%
  • Atlético-MG – 70%
  • Corinthians, Cruzeiro e Flamengo – 69%

70% DO RIO GRANDE DO SUL É GREMISTA, SE TU FAZ PARTE DESSA NAÇÃO, COMPARTILHE! Claudete Hoffmann and 25,075 others like this.

A Gaviões da Fiel, do Corinthians, é a maior torcida organizada do Brasil.

Atual bicampeão e com três títulos (1999, 2020 e 2021), o Palmeiras em 2022 disputará sua 22ª edição da Libertadores, sendo o brasileiro que mais vezes esteve no torneio. Tricampeão do torneio (1992, 1993 e 2005), o São Paulo disputou a Libertadores 21 vezes. A última, na temporada 2021.

Grêmio ou Inter, quem tem mais títulos? Em um levantamento de conquistas nacionais e internacionais na história dos dois times, o Grêmio tem mais títulos que o Inter, liderando uma lista com 62 troféus. Mas o Internacional vem logo em seguida, com 61 títulos.

O primeiro time brasileiro de futebol foi o São Paulo Athletic Club, fundado em 13 de maio de 1888.