Qual é o maior cliente do agronegócio brasileiro?

Perguntado por: hbarros . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

Os cinco maiores compradores nos dois anos anteriores, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foram China, Estados Unidos, Países Baixos, Japão e Irã.

A China importou 509,7 mil toneladas de soja do Brasil em janeiro de 2023. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, o volume é 74% inferior às 1,966 milhão de toneladas em 2022. O país é o maior comprador da oleaginosa brasileira.

Outro dado que chama a atenção no comércio Brasil-China no setor do agronegócio é o fato de que os chineses vem aumentando bastante suas exportações de produtos agrícolas para o Brasil.

Até o ano passado, os maiores compradores de milho do Brasil foram Irã, Japão, Espanha e Egito. Conforme acordo celebrado em 2022, o ministério é quem registra as empresas brasileiras que atenderem aos requisitos determinados pela China para a exportação do milho.

O Brasil importa uma grande quantidade de trigo para atender a demanda interna de produção de pães, massas e outros derivados. Junto ao centeio, o trigo corresponde a 36% das importações agropecuárias do país.

Maior comprador de carne bovina do Brasil, China tem compromisso ambiental ambíguo.

O país que o Brasil mais exporta soja é a China. O que é Comércio Exterior? Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro.

São eles os parceiros comerciais que ajudaram a impulsionar nossa economia no ano passado:

  1. China (22,6% de participação) ...
  2. 2 - Países da União Europeia (16,2% de participação) ...
  3. 3 - Estados Unidos (18,8% de participação) ...
  4. 4 - Argentina (4,6% de participação) ...
  5. 5 - Outros parceiros comerciais de destaque.

A soja, especificamente, é fundamental para a indústria alimentícia chinesa, que garante desde óleo de cozinha até a alimentação de rebanhos suínos. Ressalta-se que, em 2021, as exportações brasileiras de soja para a China tiveram uma queda de 3,8% em relação ao ano anterior.

Trazidos por ordem de d. João VI, os chineses teriam como tarefa aclimatar a valiosa planta em terras brasileiras. O chá era um dos principais produtos de comércio no Ocidente, plantá-lo no Brasil aumentaria os lucros da Coroa Portuguesa.

Com a falta de peças para produzir receptores de rádio, aparelho de telefonia, terminais portáteis de telefonia, telas para microcomputador e outros objetos, a indústria de eletrônicos nacional ficaria muito prejudicada. A alta dos preços, por sua vez, seria inevitável.

Na lista de bilionários do agronegócio brasileiro, se inclui Jorge Paulo Lemann, que também é o homem mais rico do Brasil 2022. O ranking também conta com Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto da Veiga Sicupira, que ocupam a terceira e quarta posições dos maiores bilionários brasileiros da Forbes, respectivamente.

“O maior inimigo do agro brasileiro atualmente é o Estado como instituição, com os três poderes”, reforçou o ex-ministro, que citou como exemplo a interferência exercida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no final do ano passado, em relação à janela de plantio da soja.

1º lugar: Grupo Bom Futuro – 583 mil hectares
o Grupo Bom Futuro, o maior produtor agrícola do país na atualidade e que tem como carro-chefe a soja, totalizando uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas por safra.

A China absorveu 15% das vendas brasileiras. Até o ano passado, Irã, Japão, Espanha e Egito eram os maiores compradores de milho do Brasil. Desde o ano passado, cabe ao Ministério da Agricultura registrar as empresas brasileiras que atendem aos requisitos estabelecidos pela China para a exportação de milho.