Qual é o maior centro histórico do Brasil?

Perguntado por: ofogaca2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG) Estado brasileiro com maior número de patrimônios históricos do Brasil, as cidades de Minas Gerais tem mais uma representante na lista da Unesco: o complexo do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, a 80 km de Belo Horizonte.

Foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, em 1997, por aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo de cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo.

Patrimônio Material:
Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Histórico.

China | 52 sítios
O mais famoso deles certamente é a Grande Muralha da China, que entrou para a lista em 1987.

São eles: Parque Nacional do Iguaçu (1986), Costa do Descobrimento Reservas de Mata Atlântica (1999), Mata Atlântica Reservas do Sudeste (1999), Área de Conservação do Pantanal (2000), Complexo de Conservação da Amazônia Central (2000/2003), Ilhas Atlânticas Brasileiras: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (2001) e ...

Itália é o país

Com uma história milenar e diversos pontos turísticos facilmente reconhecíveis, a Itália é o país com mais locais tombados como Patrimônios da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O centro histórico de uma cidade é, regra geral, a área mais antiga que se tornou progressivamente o centro da cidade moderna, e que coincide normalmente “com o núcleo de origem do aglomerado, de onde irradiaram outras áreas urbanas sedimentadas pelo tempo, conferindo assim a esta zona uma característica própria cuja ...

1612

São Luís foi fundada pelos franceses em 1612. Por ocasião de sua expulsão em 1615, o engenheiro-mor do Estado do Brasil Francisco Frias de Mesquita veio com a missão de projetar fortificações capazes de assegurar a defesa do sítio recém-conquistado.

Francisco Frias de Mesquita

A construção acelerou-se no período de expansão urbana dos séculos XVIII e XIX, obedecendo ao traçado original do ano de 1615, projetado pelo engenheiro português Francisco Frias de Mesquita, após a expulsão dos franceses.

Centro Histórico de Ouro Preto (Minas Gerais)
Afinal, não foi por acaso que Ouro Preto foi o primeiro local brasileiro a ser tombado como Patrimônio da UNESCO.

Existem 1121 bens tombados como patrimônio da humanidade, em 167 países mundo afora. O Brasil, 13º país no ranking, possui 22 bens tombados (14 culturais, 6 naturais e 1 misto), em 17 estados.

Brasil

Paisagens paradisíacas e diversidade de espécies são os principais atributos dos sítios naturais encontrados no país. No Brasil, existem sete áreas classificadas como Patrimônios Naturais da Humanidade.

A Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, adotada em 1972 pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO), tem como objetivo incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.

A conquista brasileira mais recente foi o Complexo da Pampulha, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade em julho de 2016.