Qual é o maior Catavento do mundo?

Perguntado por: hmonteiro . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Com 140 metros de altura, o aerogerador modelo E-70, de 2 MW, é o mais moderno do mundo e o eficiente na captação dos ventos.

Aerogerador – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Localizado nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, o parque eólico Lagoa dos Ventos é o maior parque eólico atualmente em operação na América do Sul.

Quanta energia uma turbina eólica gera
Atualmente, a maior turbina eólica em operação no mundo, a Haliade-X, possui capacidade de produção de 14 Megawatts (MW) e pode gerar até 74 GWh de energia por ano, enquanto o maior aerogerador operando em terra tem potência de 4,8 MW.

A potência de geração elétrica de uma torre de energia eólica pode variar de forma diretamente proporcional à sua altura. De 50 a 200 metros, essas torres atingem na média, potências de 100 kW a 3 MW, respectivamente.

Cada uma dessas gigantes mede 72,4 metros de comprimento e pesa 22,9 toneladas, dimensões que impressionaram os trabalhadores portuários do Pecém.

O peso total de uma turbina eólica é de cerca de 330 toneladas. Sendo que o rotor pesa cerca de 30 toneladas, a gôndola pesa cerca de 70 toneladas e a torre umas 230 toneladas.

Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s (GRUBB; MEYER, 1993).

Atualmente, existem mais de 800 parques eólicos em funcionamento no Brasil. Os grandes investimentos ocorreram devido à possibilidade de gerar bastante energia com investimentos acessíveis. Sendo assim, para instalar uma única torre eólica, o custo está entre 4 a 5 milhões de reais.

Um fato curioso é que o Palácio das Indústrias teve várias funções antes de abrigar o Museu Catavento, entre elas delegacia de polícia. Entre 1947 e 1968, ele foi sede da Assembleia Legislativa de São Paulo. Nos anos 70, o prédio do Museu Catavento também abrigou a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

a China

O líder do ranking é a China, com 310,6 gigawatts de potência instalada. O documento registra ainda que, hoje, a energia eólica é a segunda maior fonte de geração de energia do Brasil, atrás apenas da hidráulica.

Energia Eólica
São 828 parques eólicos em operação no país, sendo 725 parques no Nordeste.

Uma torre eólica é dividida em três partes fundamentais, sendo: aerogerador ou turbina eólica, torre, e bloco de fundação. Essas peças são introduzidas no eixo cata-vento, e assim, transformam a energia cinética em elétrica.

As turbinas têm uma vida útil média de cerca de 30 anos: de acordo com estimativas da Universidade de Cambridge, em 2050 até 43 milhões de toneladas de material provenientes da indústria eólica global devem ser incluídos em meios específicos para descarte.

Os projetistas de parques eólicos recomendam um distanciamento entre 2 a 3 vezes o diâmetro do rotor na linha perpendicular à direção do vento e 4 a 5 vezes o diâmetro nas filas paralelas à sua direção (Geoconsult, 2001).

Para compreender quantas residências podem ser abastecidas com uma turbina eólica, é necessário analisar o tamanho da turbina e os componentes que ela possui. Por isso, o número de residências abastecidas por uma única turbina pode variar de 100 a 800 residências.

A primeira instalação de um aerogerador no Brasil ocorreu em 1992, quando o Centro Brasileiro de Energia Eólica (CBEE) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) firmaram parce- ria com um instituto dinamarquês para instalar, em Fernando de Noronha/PE, uma turbina de 225 kW.

A primeira turbina eólica do Brasil foi instalada em Fernando de Noronha , em 1992. Dez anos depois, o governo criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) para a utilização de fontes renováveis como a eólica, a biomassa e as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

A instalação de uma turbina eólica AtlasX 750W geraria 540 kWh por mês, se girando constantemente em sua velocidade nominal!

Atualmente, a Haliade-X, a maior torre eólica do planeta, possui 259 de altura. Como comparativo, ela tem 7 vezes a altura do Cristo Redentor, 5 vezes a altura da Torre de Pisa e 3 vezes a altura da Estátua da Liberdade.

1. Vestas V164 9.5MW. O aerogerador Vestas V164 surgiu em janeiro de 2014, quase três anos após o projeto ser apresentado pela primeira vez em Londres. O V164 é voltado para o sistema offshore, ou seja para ao largo da costa.