Qual é o maior bloco econômico do mundo?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

União Europeia

Trata-se do maior bloco do mundo em número de membros, volume de vendas e PIB. É também o bloco econômico mais antigo, pois começou a se formar ainda na II Guerra Mundial, nos anos 1940, com o Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).

Durante o programa, o professor também detalha os quatro níveis de integração dos blocos econômicos: a Zona de Livre Comércio, a União Aduaneira, o Mercado Comum e a União Política, Econômica e Monetária.

O único exemplo de mercado comum e, ao mesmo tempo, de união política e monetária é a União Europeia, que é hoje considerada o mais importante bloco econômico da atualidade em razão do seu avançado nível de integração.

Existem três tipos principais de blocos econômicos: áreas de livre comércio, uniões alfandegárias e uniões econômicas. Áreas de livre comércio são acordos entre países para remover barreiras ao comércio entre eles.

União Europeia (UE)
A União Europeia, bloco iniciado com a criação do Belenux, em 1944, é o bloco econômico que representa a maior integração de nações, pois possui todas as características para tal ação.

União Europeia

União Europeia
O bloco é o mais integrado do mundo, formando uma união econômica e monetária. Dessa forma, há livre circulação de mercadorias e investimentos, além disso, os cidadãos também podem circular livremente pelos países do bloco, e até alguns documentos são unificados.

Onde surgiu o primeiro Bloco Econômico? O primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado nos fins da Segunda Guerra Mundial, na Europa e foi integrado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo (BENELUX).

Quais são os principais blocos econômicos? Veja 7 deles

  • Mercosul. Criado em 1991, o Mercado Comum do Sul é formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. ...
  • BRICS. Foi formado entre os países emergentes, em 2006. ...
  • União Europeia. É considerado o maior bloco econômico do mundo atual. ...
  • NAFTA. ...
  • APEC. ...
  • ASEAN. ...
  • MCCA.

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação.

Mercosul

Mercosul é o Mercado Comum do Sul, bloco econômico criado em 1991, que engloba Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de países associados e observadores.

O Mercosul – Mercado Comum do Sul – é um bloco econômico constituído por países da América do Sul e que embora tenha atingido significativo nível de integração econômica ainda é classificado como uma união aduaneira.

Atualmente, o Mercosul é formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, sendo que essa última está suspensa dos seus direitos e deveres. Além disso, o bloco também conta com “Estados Associados”, que seriam a Bolívia, em processo de adesão ao Mercosul, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

A UE é o principal bloco econômico do mundo, pois é o que possui o maior grau de integração entre os seus membros e é, em maior parte, constituído por importantes países pertencentes ao mundo desenvolvido.

O Mercado Comum do Sul – Mercosul – é um bloco econômico, ou seja, um acordo feito por alguns países para facilitar o comércio e as relações econômicas entre eles, com o objetivo de aumentar o desenvolvimento e a integração. No caso desse bloco, o acordo envolve países da América do Sul, incluindo o Brasil.

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão.

As uniões aduaneiras são grupos de países que aplicam um sistema comum de procedimentos, regras e direitos aduaneiros para a totalidade ou a quase totalidade das suas importações, exportações e mercadorias em trânsito.

Os blocos econômicos podem ser dos seguintes tipos:

  • união aduaneira;
  • zonas de livre comércio;
  • mercado comum;
  • união política e monetária; e.
  • zonas de preferência tarifária.