Qual é o maior bairro de Goiânia?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Setor Jardim América

O Setor Jardim América é o bairro mais populoso de Goiânia (80 000 habitantes), segundo o último censo do IBGE e fica localizado na região sul da capital. Também é um dos maiores em extensão, mais de 195 mil metros quadrados, por isso ganhou fama entre os goianos como “outra cidade dentro de Goiânia”.

Goiânia, a queridinha de todos os goianos e de muitos que passam pela cidade, é composta por sete regiões (centro, sul, sudoeste, norte, noroeste, leste e oeste) e 641 bairros ao todo.

Conheça Campinas – O Bairro Mais Antigo de Goiânia.

Setor Marista

O Setor Marista é umas das regiões mais nobres de Goiânia, pois possui diversas opções gastronômicas e locais para curtir a noite na capital. Oferecendo um estilo de vida sofisticado que conversa de forma fácil e harmoniosa com a estrutura urbana.

Coimbra

Muitos ainda não sabem, mas o Coimbra foi um dos primeiros setores de Goiânia e está extremamente conectado à história da cidade. O bairro já estava no plano diretor de 1938 e seu nome veio dos irmãos Abelardo e Jerônymo Coimbra Bueno, engenheiros que tiveram um importante papel na construção de Goiânia.

Avenida Anhanguera

A Avenida Anhanguera é a principal avenida do Setor Central, e uma das mais importantes de Goiânia, ligando a região oeste com a região leste. Ela foi uma das primeiras avenidas a ser construída na cidade, a qual antigamente possuía em sua maioria, ruelas.

Plateau d'Or
Ele tem uma área de 1,6 milhões de m², com o total de 659 lotes, de medidas de 525 m² a 1.400 m². Os lotes são distribuídos em duas áreas residenciais, com duas grandes reservas naturais, além de uma centralidade na área externa, aberta ao público.

Desde 2013, os bairros com maior número de assassinatos são: Jardim Novo Mundo, na região leste, o Jardim Guanabara, no norte, o Setor Central, a Vila Finsocial, na região noroeste e o Setor Pedro Ludovico, no Sul da Capital.

A maioria dessa população muito pobre se concentra na região Noroeste de Goiânia, em bairros como Vitória, Floresta e São Carlos, que por sua vez são vizinhos de outros bairros pobres como o Jardim Curitiba e o Jardim Nova Esperança.

Goiânia tem uma alta qualidade de vida
Para além de parques, escolas, hospitais e comércio bem dispostos, os setores mais antigos e centralizados são muito bem conectados, com destaque para os bairros da região Sul da cidade, como o Setor Oeste, Campinas e Leste Vila Nova.

A Região Metropolitana de Goiânia possui 7.315,15 km² de área total e 2.173.006 habitantes (297,05 de densidade populacional), distribuídos em 20 municípios, de acordo com os dados do IBGE.

Aparecida de Goiânia, com 590 mil habitantes, ocupa a segunda posição, seguida por Anápolis, com 392 mil, e Rio Verde, com 242 mil.

Goiânia – 1.4 milhões de habitantes
Fundada em 1933, a capital de Goiás é a segunda mais jovem dessa lista, atrás apenas de Brasília. Em menos de 100 anos, em 2019 atingiu a marca de um milhão e meio de habitantes. E agora, segundo censo do IBGE, 1.437 milhões de pessoas vivem na cidade.

Goiânia tem o maior poder de compra do país
Segundo a pesquisa, a média salarial da cidade é R$ 1.912 enquanto o custo de vida médio é de R$ 1.657, o que corresponde a 86,6% do que um cidadão recebe.

Na versão atualizada, com indicadores de 2020, estão seis empresas goianas: a JBS, a Comigo, a Laticínios Bela Vista, a SJC Bioenergia, São Salvador Alimentos e Caramuru. “O ano de 2020 vai entrar para a história do […]

A Prefeitura de Goiânia comemora o aniversário de 86 anos da cidade em grande estilo.