Qual é o lugar mais quente do Nordeste?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade de Floriano, no Piauí, possui a maior média entre as temperaturas máximas anuais (34,5ºC), além de ter a maior temperatura média (28,3ºC). O levantamento foi realizado de 1991 a 2020 e não inclui algumas cidades do Brasil.

O lugar mais quente do Brasil: Caicó, Rio Grande do Norte
Quando se trata da média de temperatura máxima, a qual abrange registros de décadas, o calor na cidade atinge 34,9 °C. Ainda assim, ao longo do ano, a temperatura média da cidade gira em torno de 28 °C.

O Piauí é um estado nordestino próximo a Linha do Equador. Isso faz com que o clima, na maior parte do ano, seja quente e seco.

O Rio de Janeiro continua lindo - e com calor o ano inteiro
Um dos destinos mais famosos no Brasil em termos internacionais, o Rio de Janeiro é o cartão de visita para estrangeiros.

Segundo Oliveira, são basicamente três os motivos para a alta temperatura: o verão, que, naturalmente, é a estação mais quente do ano; o fenômeno chamado Vórtice Ciclônico em Ar Superior, que traz a sensação de abafado; e o El Niño, fenômeno que, entre outras ações, modifica o comportamento dos ventos.

Mar Vermelho, Alagoas
A cidade é a mais fria do estado, e, por isso, é apelidada carinhosamente de “Suíça alagoana”. O clima predominante no local é de ar seco, e baixas temperaturas, que podem chegar a 10ºC em alguns períodos do ano.

O Clima da Região Nordeste possui essa predominância porque a região fica localizada na zona intertropical da Terra, área próxima à linha do Equador. Nesses locais, os raios de sol incidem com grande intensidade sobre a superfície, por isso a temperatura da Região Nordeste fica elevada praticamente durante todo o ano.

Bom Jesus

Bom Jesus , Sul do Piauí, foi a cidade mais quente do Brasil nesta terça-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrando 40,3°C.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Famosa mundialmente, a “Cidade Maravilhosa” já foi capital do país. Sua geografia natural, as belíssimas praias, a atmosfera exuberante, não é difícil perceber a beleza do Rio de Janeiro.

SUDESTE. – Itaúnas (ES), Rio de Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo, Angra dos Reis e Ilha Grande (RJ) dão praia com poucas chances de chuva – uma semaninha em qualquer um desses vai bem.

praia de Jericoacoara

A praia de Jericoacoara, ou Canoa Quebrada, pertinho de Fortaleza, também é conhecida mundialmente pela água quentinha e pela exuberância na paisagem.

1. Guaramiranga – Ceará A 800 metros acima do nível do mar, precisamente na Serra de Baturité, a Suíça do Ceará pode atingir temperaturas aproximadas a 12°C no inverno.

Na maior parte do Nordeste faz calor o ano inteiro, mesmo no inverno, e pensando apenas nisso, todo o ano seria ótimo para visitar suas praias e cidades. Mas é natural que em uma área tão grande, as chuvas também ocorram em períodos diferentes e é isso que acontece.

Em Maceió, o verão é longo, quente e de céu claro, ou seja, com pouca incidência de cobertura de nuvens. Característica por ter um inverno curto, a cidade também se destaca por se manter quente mesmo em dias fechados. Além disso, durante todo o ano, o tempo é marcado por ventos fortes.

"Não é que seja algo anormal. Esse mesmo fenômeno é observado na maioria do litoral do Nordeste, por exemplo, onde as temperaturas são altas por conta da proximidade da Linha do Equador e pela ação do mar, pois temos uma grande disponibilidade de vapor de água", esclarece a especialista.

Jalapão, Tocantins. Bonito, Mato Grosso do Sul. Anavilhanas, Amazonas.

Praia do Cerrado

A Praia do Cerrado é a maior praia de águas quentes naturais do mundo, localizada em pleno cerrado brasileiro, no estado de Goiás.

Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, explica que essas regiões não vão sentir tanto frio porque o ar gélido polar que está estacionado mais ao sul do país não consegue avançar para essas áreas.

Apesar de Recife ser uma cidade cheia de atrativos turísticos, mas, como já citado algumas vezes trata-se de uma cidade que é muito insegura, isso porque os seus principais problemas no que diz respeito a violência são: os crimes que são violentos, os roubos e os assaltos a mão armada, os altos níveis de corrupção, ...

A menor temperatura já registrada no Recife até então era também de 17,1°C, em 28 de abril de 2012. As temperaturas registradas na cidade entre os dias 16 e 17 de julho de 2019 estiveram 4°C abaixo da média de temperatura para o mês, que é de 21,1°C.