Qual é o lugar mais antigo do mundo?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Jericó

1. Jericó (Cisjordânia) Desde quando existe: 9.600 – 9.000 a.C. Jericó é considerada a cidade mais antiga do mundo que ainda é habitada.

De acordo com muitos relatos, a República de São Marino – ou San Marino -, um dos menores países do mundo, é também o país mais antigo do mundo. Sua fundação ocorreu em 3 de setembro do ano 301 a.C. Um mosteiro no topo do Monte Titano, provavelmente o centro da comunidade, foi construído no século VI a.C.

Confira as 6 coisas mais antigas que existem no mundo

  1. Grãos de zircão (4,4 bilhões de anos) ...
  2. Filamentos de hematita (3,75 bilhões de anos) ...
  3. Estromatólitos (3,5 bilhões de anos) ...
  4. Montanhas Barbeton Makhinjwa (3,6 bilhões de anos) ...
  5. Lago Zaysan (60 milhões de anos) ...
  6. Mandíbula UR 501 (2,5 milhões de anos)

Se você nunca leu nada a respeito da cidade de Ratanabá, suposta “capital” do planeta Terra, localizada sob a floresta Amazônica, abrigo de uma civilização que teria existido há 450 milhões de anos (milhões, isso mesmo!), não se preocupe: é sinal de que os tentáculos de dispersão das fake news criadas por grupos ...

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Famosa mundialmente, a “Cidade Maravilhosa” já foi capital do país. Sua geografia natural, as belíssimas praias, a atmosfera exuberante, não é difícil perceber a beleza do Rio de Janeiro.

Çatalhöyük

Çatalhöyük, a primeira cidade da história.

Conheça as 5 principais cidades históricas do Brasil.

  1. Diamantina – MG. Declarada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1999, Diamantina é a terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek. ...
  2. Ouro Preto – MG. ...
  3. Tiradentes – MG. ...
  4. Petrópolis – RJ. ...
  5. Paraty – RJ.

Arquitetura mais antiga do mundo conta uma nova história do surgimento da civilização. Localizado no sudeste da Turquia, o Göbekli Tepe, de 11 mil anos, é considerado o templo mais antigo do mundo, superando em muito o Stonehenge, na Inglaterra, e as pirâmides egípcias.

o Japão

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), há 193 países no mundo.

Em 2011, o Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão e tornou-se o país mais jovem do mundo.

Há algum tempo atrás, uma equipe de astrônomos descobriu algo que pode ser a maior “coisa” do Universo e que é observável. Se trata de um anel de nove explosões de raios gama, com incríveis cinco bilhões de anos-luz de diâmetro.

Qual o nome da estrela mais antiga? Há 190 anos luz da Terra está uma velha conhecida dos astrônomos. A HD 140283, também conhecida como “estrela de Matusalém”, é uma estrela que observamos há quase 100 anos. Porém, ao medirem sua idade, cientistas chegaram ao valor 14,27 bilhões de anos.

Nosso Universo foi criado há 13,8 bilhões de anos, com o Big Bang. No começo, não havia estrelas, nem galáxias ou seres vivos. Apenas hidrogênio, hélio e muita energia. As primeiras estrelas e galáxias provavelmente surgiram cerca de 200 milhões de anos depois do Big Bang.

A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.

A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o quinto maior do Sistema Solar. Sua forma é praticamente esférica, com uma deformação que causa um achatamento dos pólos. Até onde se sabe o planeta em que vivemos é o único do nosso sistema solar em condições de abrigar vida da forma como a conhecemos.

O Sol é 109 mil vezes maior do que a Terra. No Sol cabem 1,3 milhões de planetas Terra.

A cidade com menor PIB per capita do país em 2020 era Matões do Norte, com R$ 4.924. Foi o terceiro ano seguido que o município de 17 mil habitantes aparecia como o mais pobre do Brasil.

Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.