Qual é o local de origem do javali?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O javali é uma espécie de porco europeu que teve seu primeiro registro na América do Sul datado por volta de 1904 na Argentina. Acredita-se que a invasão do javali asselvajado tenha ocorrido pela fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

A palavra javali vem do árabe djabali ou hinzir-djabal, que significa "porco montanhês" ou "porco do mato".

Os javalis são animais bastante antigos, e de distribuição significativa. São originários do norte da África e sudoeste da Ásia, mas foram introduzidos em diversas regiões do mundo. Na atualidade, em alguns países, se encontram extintos e em outros, como no Brasil, são considerados espécies exóticas invasoras.

A ocorrência de javalis foi registrada em 1.536 municípios nos estados do Acre (4), Amazonas (7), Bahia (52), Ceará (8), Distrito Federal ( ), Espírito Santo (7), Goiás (86), Maranhão (21), Minas Gerais (198), Mato Grosso do Sul (71), Mato Grosso (51), Pará (7), Paraíba (05), Pernambuco (6), Piauí (15), Paraná (207), ...

Sua expectativa de vida em estado selvagem é em torno de 2 a 10 anos. Seu principal predador natu- ral é o lobo-cinzento, não pre- sente no Brasil, o que o torna um animal exótico e sem predador natural, liberando a caça.

O problema começou porque javalis de criatórios clandestinos foram soltos na região e encontraram um ambiente perfeito na zona rural , onde há água farta e alimento – os cultivos. Como não há predadores, como onças, eles viraram praga.

Apreciada por seu sabor delicado e exótico, a carne desse animal silvestre tem boas propriedades nutricionais. Se for comparada à carne bovina, por exemplo, a carne de javali apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas, 15% mais minerais e cinco vezes menos gorduras. O índice de colesterol é próximo a zero.

O javali e o porco são da mesma espécie, a Sus scrofa. Essa espécie assume diferentes formas: nativa, doméstica, asselvajada e misci- genada. Popularmente, a forma doméstica da espécie é denominada de porco e a forma selva- gem, de javali.

Foi trazido para ser criado comercialmente, mas tendo escapado, espontânea ou intencionalmente do cativeiro, tornou-se uma espécie exótica invasora, formando grandes populações na natureza. Cruzando com porcos domésticos, dando origem ao fenótipo conhecido como 'javaporco'.

Mesmo com recentes flexibilizações do certificado de CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) no Brasil, a legislação segue a mesma: atualmente, em todo o País, só podem ser caçados javalis, espécies exóticas consideradas “pragas” do ecossistema nacional, sobretudo de lavouras e rebanhos.

Os javalis e javaporcos são onívoros, ou seja, comem todo tipo de alimento, de origem vegetal e animal. adultos de animais menores, além de minhocas e até casca de árvores. ou “olhos d'água” também são entupidas pelo solo esfarelado e acabam secando.

Os javalis (Sus scrofa) são animais invasores e extremamente nocivos ao meio ambiente. Eles causam danos ao gado, plantações, florestas, nascentes e ameaçam a existência das espécies nativas, que são mortas ou expulsas do seu habitat. É um animal enorme, agressivo, muito inteligente e se reproduz exponencialmente.

O javali desloca populações nativas de porcos-do-mato/catetos, por ser mais agressivo, compete por alimento, e causa danos à regeneração de florestas. Em médio ou longo prazos, os impactos são sempre crescentes, pois a tendência é de aumento populacional em detrimento das espécies nativas.

A longevidade do javali é de 10 a 12 anos em liberdade e cerca de 20 em cativeiro. Causa por vezes graves prejuízos nas culturas da batata e cereais. O porco doméstico, pelo menos em parte, é originário desta espécie.

Suzy scrofa Átila

350 kg o Suzy scrofa Átila é o maior javali. do mundo e. pesadelo dos Produtores Rurais por seu tamanho e capacidade de destruição por onde passa este javali vive principalmente. no coração das imensas florestas da Turquia entretanto por ter se espalhado pelo mundo hoje ele é encontrado em diversos países.

Para caçar javali legalmente no Brasil, primeiro é necessário obter uma autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Além disso, é importante que o caçador tenha conhecimento sobre as leis ambientais, normas de segurança e técnicas de caça.

Sus Scrofa Attila

Podendo pesar mais 350 kg, o Sus Scrofa Attila é o maior javali do mundo e pesadelo dos produtores rurais por seu tamanho e capacidade de destruição por onde passa.

O javali selvagem tipicamente ataca correndo e apontando as presas para a vítima, fazendo-a cair ao chão, com a maioria dos ferimentos ocorrendo na coxa da vítima.

Há muitos truques caseiros para afugentar javalis à base de cheiros: colocar cabelo humano, pontas de tabaco, naftalina, pendurar trapos com colónia ou molhados em urina de lobo sintetizada, …