Qual é o lobo raro?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O lobo-etíope (nome científico: Canis simensis) também chamado lobo-abissínio, é um dos mais raros e ameaçados canídeos do mundo. A sua distribuição resume-se a áreas da Etiópia e Eritreia, normalmente acima dos 3 000 m. Atualmente, existem menos de 500 indivíduos adultos em meio selvagem....

Existem três espécies de lobos: o lobo-cinzento (Canis lupus), o lobo-etíope (Canis simensis) e o lobo-vermelho (Canis rufus), além de muitas subespécies. Só de Canis lupus existem 31 subespécies.

Os lobos, por outro lado, passaram este mesmo período vivendo na natureza selvagem. Apesar de algumas pessoas terem lobos como animais de estimação, criando-os desde filhotes, eles são animais instintivos que não podem ser totalmente domesticados.

Os lobos são animais relativamente grandes, podendo atingir mais de 1 metro no comprimento total do corpo. Vale destacar que outras espécies também são chamadas de lobo, como é o caso do lobo-guará, uma espécie que pode ser encontrada no Brasil.

Caçadores perigosos e formidáveis, os lobos são raramente agressivos com seres humanos — mas quem adentra lugares habitados por eles deve estar preparado para o pior. Se você for atacado, não corra. Mantenha contato visual com a criatura, faça-se parecer maior e produza sons altos e intimidadores.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: – “Qual lobo vence?” Então, o velho índio respondeu: – “Aquele que você alimenta.”

A resposta é não. A maior ameaça para os lobos, tirando os humanos, são os tigres. Até mesmo um único tigre é mais do que capaz de acabar com um bando inteiro de lobos.

É proibido pela segurança não apenas humana mas bem estar do animal, lobos não são animais pra domesticar. Infelizmente. Porém, existem cruzas legais entre raças de cachorros e lobos que buscam a aparência do lobo e o instinto de animal doméstico, e algumas raças podem até ser encontradas no Brasil.

Assim como o lobo-cinzento, o lobo-vermelho também é uma espécie carnívora. Ele se alimenta de ungulados, roedores e outros mamíferos de pequeno porte. Essa espécie de lobo é encontrada exclusivamente nos Estados Unidos, em regiões de pântano e terrenos montanhosos.

Incluídos na lista de animais protegidos desde 1971, os lobos italianos se encontram nos Alpes (entre 100 a 150 exemplares) e principalmente nos Apeninos, da Calábria à Ligúria, com uma população estimada entre 1.070 e 2.472 espécimes.

Os lobos caçam em grupos pequenos, geralmente entre quatro a cinco indivíduos. Juntos eles encurralam a presa formando um polígono, deixando poucas chances de fuga, não apenas fechando-a por todos os lados, mas também porque os lobos são ágeis e muito rápidos.

Habitat: Regiões costeiras. Características gerais: Popularmente conhecidos como Leões-marinhos, devido a juba de pêlos que o macho apresenta ao redor do pescoço. Única espécie de Leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil.

Quando buscam as presas em conjunto, eles preferem animais de grande porte, como veados, alces, bisões, renas, alces, entre outros. Porém, em uma caçada solitária, um lobo sempre vai optar por animais de menor porte, como coelhos, castores, esquilos, etc.

1 – Lobo Cinzento
As principais características dessa espécie são os dentes afiados, os quais podem perfurar profundidades até três vezes maiores do que um cão comum.

Os “lobos em pele de cordeiro” usam da falsa simpatia para conquistar as pessoas ao seu redor, unicamente para alcançar determinado objetivo egoísta. Esta frase se originou a partir de um trecho clássico do Novo Testamento da bíblia sagrada cristã.

Os lobos vivem, geralmente, em alcateias, que são suas famílias. Nesses grupos há um casal dominante chamado de alfa, outro casal, chamado beta, que fica com o "comando" secundário do grupo e um lobo ômega - que ganha esse nome por ocupar a posição mais baixa na hierarquia da alcateia.

As cinco formas dos lobisomens. Da direita para a esquerda: Hominídeo, Glabro, Crinos, Hispo e Lupino.

Hoje a população selvagem de lobos-vermelhos é estimada entre 20 e 25 animais, contando com os oito indivíduos que acabaram de ser soltos. A reintrodução desses oito lobos-vermelhos na natureza foi determinada por uma ordem judicial.

A raposa-do-campo, raposinha ou jaguarapitanga é uma espécie típica do Cerrado, que habita ambientes com vegetação mais rala e espaçada, como campos limpos, campos sujos e campos cerrados. A espécie pode ser encontrada no Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins e Bahia.