Qual é o lixo que não pode ser reciclado?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Não reciclável: Espuma, Esponja de cozinha, Tomadas, Acrílico, Bandejas de plástico, Embalagem Metalizada (Café e Salgadinho), Cabos de Panela, Isopor*. *O isopor pode sim ser reciclado, mas como a tecnologia necessária nesse processo é cara no Brasil, ele está lista de materiais não recicláveis.

Alguns tipos de resíduo não podem ser reciclados, bem como alguns tipos de materiais não são recicláveis. Por exemplo - nem todo tipo de papel é reciclável.

MARROM: resíduos orgânicos; CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

O lixo seco é basicamente dividido entre papéis, metais, plásticos e vidros. Por exemplo: garrafas PET, embalagens de vidro, latas de alumínio, caixas secas de papelão e mesmo materiais misturados, como as lâminas de barbear, que contêm plástico e metal.

Plásticos não recicláveis: embalagens metalizadas, plásticos do tipo celofane, plásticos termofixos (utilizados na indústria de eletrônicos) e acrílicos. Metais não recicláveis: esponja de aço, grampos de papel e latas de embalagem de produtos químicos (tintas, medicamentos, agrotóxicos).

Por receber uma camada de prata metálica em sua fabricação e possuir lâminas traseiras compostas de alumínio, estanho e plástico, o espelho não é reciclável. Além disso, se for descartado junto a outros materiais recicláveis, o espelho pode causar acidentes aos trabalhadores das cooperativas de coleta seletiva.

As embalagens recicláveis apresentam o símbolo universal da reciclagem, que é formado por três setas, formando um triângulo. Para diferenciar cada tipo de material, são utilizadas variações no símbolo universal da reciclagem. Alguns materiais possuem até mesmo um ícone específico que substitui o símbolo universal.

O segundo passo é entender o que é o lixo comum: todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros.

Fazem parte do lixo orgânico todos os resíduos que têm origem animal ou vegetal: restos de alimento, folhas, sementes, restos de carne, ossos, entre outros, que sofrem um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em pouco tempo.

As panelas são materiais que não podem ser descartados no lixo comum. A reciclagem é a opção mais adequada na hora da substituição por novas. Para as panelas de vidro, se estiverem danificadas ou quebradas, o ideal é procurar um reciclador, vidraceiro ou fabricante para a entrega.

As lixeiras de coleta seletiva tem a função de armazenar os resíduos até serem enviados para a reciclagem. A lixeira de cor azul, por sua vez, serve para armazenar o papel e suas variações (papelão, jornal, revista, cartolinas e entre outros).

Forma de Descarte
SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.

Você sabe a forma certa de descartar os restos de podas de árvores e plantas do seu jardim? Esse material, chamado lixo verde, não deve ser jogado na rua, nem junto ao lixo orgânico ou reciclável. Isso porque ele pode ser bem melhor aproveitado se for tratado de maneira adequada.

Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico, fraldas e vidro.

Qualquer roupa velha, sem condições de ser doada, deve ir para o lixo de rejeitos/orgânico. Assim como adesivos, rolhas, grampos, tachinhas e panos de limpeza.

O isopor é um tipo de plástico e também é 100% reciclável. Por isso, na hora de reciclar, jogue-o na lixeira vermelha, a lixeira destinada aos plásticos.

Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.

Poluição do ar; poluição das águas; poluição do solo; poluição dos alimentos; po- luição dos lençóis d'água; proliferação de diversas espécies de animais vetores ou trans- missores de doenças.