Qual é o livro mais usado do mundo?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Bíblia. O livro mais lido e vendido em todo o mundo é a Bíblia Sagrada. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar do ranking há mais de 50 anos. Estima-se que mais de 3,9 bilhões de exemplares tenham sido vendido no mundo.

O primeiro lugar da lista está sendo ocupado por Meu jeito de dizer que te amo (Anderson Cavalcante).

O livro, intitulado A Oração do Senhor, foi um de algumas centenas publicados em 1952 pelo Museu de Gutenberg, em Mainz, Alemanha, como parte de uma iniciativa de arrecadação de fundos para pagar a reconstrução do prédio após a Segunda Guerra Mundial.

Codex Leicester

O “Codex Leicester” é uma revista dos escritos científicos de Leonardo Da Vinci, tornando-o um dos livros mais raros, mais antigos e mais caros do mundo a partir de 2022 – 2023. Da Vinci escreveu o “Codex Leicester” à mão entre 1504 e 1508, e Thomas Coke, o Conde de Leicester, comprou este livro raro em 1719.

Gabriel García Márquez
Além de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, citado no início desta reportagem, estão no topo das vendas ainda nos dias atuais obras como Um Conto de Duas Cidades (200 milhões de exemplares), de Charles Dickens, O Pequeno Príncipe (140 milhões), de Antoine de Saint-Exupéry.

a Bíblia Sagrada

Como acontece em todas as pesquisas, e sem nenhuma surpresa, a Bíblia Sagrada figura no topo de todos os rankings, sendo o livro mais lido do mundo e também o mais lido do Brasil.

Sem surpresas, a Bíblia figura na primeira posição, seguida pelo Livro Vermelho (Citações do Presidente Mao Tsé-Tung).

A epopeia de Gilgamesh

E se lhe contássemos que o livro mais antigo do mundo tem por volta de 4 mil anos? É claro que você diria, ora, pare de delírios o livro é uma invenção do final século 15, tem pouco menos de seiscentos anos.

Romance e autoajuda são os gêneros literários mais vendidos no Brasil. Levantamento da Amazon aponta que romance e autoajuda são os gêneros literários mais vendidos no Brasil em 2022. Também conquistaram destaque livros de ficção científica, suspense e religiosos.

O autor brasileiro que vendeu mais livros em 2021 foi Thiago Nigro: foram 200.475 exemplares de Do mil ao milhão, mas o "primo rico" ficou em segundo pelo segundo ano consecutivo e não foi o livro mais vendido do ano!

O Google anunciou em um de seus blogs o número total de livros que existem no mundo. Segundo o cálculo realizado pela empresa, existem 129.864.880 unidades, distribuídas entre os cinco continentes.

Códice Leicester

O livro mais caro do mundo é o Códice Leicester de Leonardo da Vinci.

A Hungria entrou para o Guinness Book com o maior livro do mundo. A obra foi feita pelo húngaro Bela Varga, a mulher dele e outros 25 voluntários, e tem 4,18 metros de altura por 3,77 metros de comprimento. Ao todo, o livro pesa 1.420 quilos e conta com 346 páginas.

Veja a lista dos livros mais lidos do mundo:
Bíblia (3,9 bilhões de exemplares) O Livro Vermelho de Mao (820 milhões de exemplares)

Ryoki Inoue

O Guinness reconhece, desde 1993, o ex-médico Ryoki Inoue como o romancista mais prolífico do mundo. Sua carreira literária teve início em 1986 e, em 31 anos de atividade, ele já publicou mais de 1.100 livros, assinando-os com 39 nomes diferentes.

Razão #1:
No mundo inteiro, há um grande número de pessoas que leem trechos desse livro todos os dias. É um dos livros mais publicado e impresso na história da humanidade. Foi impresso em quase todas as línguas conhecidas (incluindo braille) e desde que foi escrito, foi o maior best-seller do mundo ano após ano.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

“Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Não há como não se impactar com este que também é um dos versículos mais conhecidos.

A obra de Frei Vicente do Salvador é a primeira história do Brasil escrita por brasileiro. O primeiro volume contém uma descrição do descobrimento, da população e da terra descoberta pelos portugueses.

Enheduanna é nada menos que o primeiro escritor registrado pela história.