Qual é o líquido mais denso justifique a sua resposta?

Perguntado por: nbrito3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela. Alguns óleos-base do Grupo IV do sistema API, porém, podem ser mais densos e afundar na água.

A água salina pode ser mais densa que o leite, e fluir ao longo da base do tanque.

Experimento da coluna de densidade: o líquido azul é o menos denso, enquanto o líquido vermelho é o mais denso. A densidade determina a quantidade de massa presente em um determinado volume. Tal conceito, embora simples, é de extrema importância para a Química.

O óleo, por exemplo, “flutua” em cima da água, porque é mais leve, menos pesado, menos denso que a água. Claro, o óleo tem outra propriedade que é o fato de ele não se misturar com a água… Já o mel é mais denso, mais pesado que a água, por isso ele fica no fundo do copo.

Ósmio

O Ósmio é o elemento mais denso da tabela periódica, com 22.610 kg/m³; A substância química menos densa presente na tabela periódica é o Hidrogênio, com o valor de aproximadamente 0,0899 kg/m³.

A água quente é mais leve que a água fria, portanto a água vermelha sobe e fica na superfície, e a verde, por possuir densidade maior (mais pesada) fica no pote sem se movimentar.

O ósmio fica no centro e na parte inferior da Tabela Periódica, por isso a sua densidade é a maior de todos os elementos (22,5 g/cm3), seguida da densidade do irídio (22,4 g/cm3) que fica ao lado do ósmio na Tabela.

Por exemplo, o líquido mais leve é o hidrogênio líquido… 67 kg por m³. Já o gás mais denso, é o Hexafluorido de Tungstênio… 13 kg por m³.

1. Que pesa muito em relação a outros corpos de igual volume.

A temperatura e a composição química da substância são fatores que influenciam no valor da densidade. A densidade, quando fala sobre uma substância pura, é conhecida como massa específica ou densidade absoluta. Entre os elementos da Tabela Periódica, o ósmio é o mais denso, enquanto o hidrogênio é o menos denso.

Geralmente, quando está no estado sólido, a substância se apresenta mais densa que no estado líquido. No entanto, é exatamente o contrário o que acontece com a água. Quando líquida e em temperatura ambiente (cerca de 20ºC), a sua densidade é aproximadamente igual a 0,99 g/cm3.

Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.

Primeiramente, saiba que cristalização do mel é um processo natural e que garante a sua qualidade. Então, quando ocorre, você pode ter certeza de que o mel é puro mesmo. Isso ocorre devido à presença dos açúcares naturais do mel, ou seja, a glicose e a frutose.

A água é mais densa, por isso fica embaixo e o óleo menos denso, por isso ficou por cima. Então não se misturam. Quando acrescentamos o detergente, boa parte dele foi para o fundo do copo. Isso porque ele é mais denso.

Resposta verificada por especialistas
A densidade de um líquido é a razão da massa pelo volume que ela ocupa. A densidade da água a 25°C tem o valor aproximado de 1g/cm³ enquanto a densidade do etanol, a mesma temperatura é de 0,78g/cm³. Dessa forma, a água é mais densa do que o álcool.

Resposta. O vinagre, pois é uma mistura de água com outras substâncias dentro.

Então, pode-se dizer que a água é mais densa que o óleo porque suas moléculas estão mais unidas e assim há uma quantidade maior de moléculas de água, se comparadas num mesmo volume.

A densidade de líquidos é uma propriedade específica que pode ser usada no controle de qualidade de alguns produtos, como o leite e os combustíveis. Conforme mostrado no texto Densidade, essa é uma grandeza que relaciona a massa do material com o volume ocupado por ele.

A água doce é menos densa do que a água salgada porque contém menos sais dissolvidos. A densidade da água é afetada por vários fatores, incluindo a temperatura e a pressão, mas a concentração de sais dissolvidos é um dos mais significativos.

A densidade do leite é, em média, 1,032 g/mL, podendo variar entre 1,023 e 1,040 g/mL. A densidade da gordura do leite é aproximadamente 0,927 e a do leite desnatado, cerca de 1,035. Assim, um leite com 3,0% de gordura deverá ter uma densidade em torno de 1,0295, enquanto um com 4,5% deverá ter uma densidade de 1,0277.