Qual é o Linux mais leve?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Sendo assim, o que você procura para um PC mais fraco é uma distribuição com um Desktop Environment leve, minimalista e confiável. As interfaces mais leves são a LXQT, LXDE e XFCE, podendo a XFCE ser encontrada no Xubunto (um dos sabores do Ubuntu).

Peppermint OS, o melhor e mais leve Sistema Operacional
Bem, existem diversos caminhos inusual, separamos alguns que vão te ajudar nessa jornada para turbinar aquele PC antigo.

Pelos testes q fiz, Mint é mais leve, mas se vc fizer os ajustes corretos, o Ubuntu pode ficar até mais leve. Se vc se meter de tentar recompilar o kernel, o desempenho (de ambas) ficará até melhor.

antiX

Uma das muitas características do antiX é poder ser usado sem instalar, diretamente no pendrive e completamente independente do computador, perfeito para a sua privacidade quando usa um computador que não é seu.

Linux Fedora
Fedora dentre as distribuições linux é a que mais se destaca por ser realmente simples e prover uma grande quantidade de aplicativos previamente instalados. Isso a torna uma distribuição muito amigável e que facilita a entrada de novas pessoas usuárias.

Zorin OS

Inclusive, com os sistemas Linux mais populares e parecidos com o Windows, como o Zorin OS e o Linux Mint, mesmo computadores com mais de 10 anos podem funcionar normalmente, desde que tenham arquitetura 64 bit, dessa forma, fica muito menos urgente trocar de equipamento.

O Xfce é um ambiente de trabalho leve. Não suporta tantos recursos como Cinnamon ou MATE, mas é extremamente estável e muito leve no uso de recursos.

As 5 melhores distros Linux para iniciantes

  • Baixe o Ubuntu. Pop!_ OS. ...
  • Baixe o Pop!_OS. Manjaro. Eis a primeira distribuição Linux da lista que oferece mais de uma interface gráfica. ...
  • Baixe o Manjaro. Elementary OS. ...
  • Baixe o Elementary OS. Linux Lite.

O Linux usa o sistema open source e gratuito, sob a Licença Pública Geral (CPL) GNU.

SliTaz

SliTaz. O SliTaz é um dos Linux leves que também funciona quando é carregado na própria RAM. A imagem ISO possui menos de 30 MB e, apesar de ser leve, ele é bem completo e eficiente.

Lubuntu

Dentre os “sabores” do Ubuntu oficialmente reconhecidos pela Canonical, o Lubuntu é o mais leve. Mas temos sistemas de base Ubuntu ainda mais leves, como o Bodhi Linux, que tem como ambiente gráfico uma variação do Enlightenment, e alguns “montados” só com o gerenciador de janelas, como o Regolith, que adota o i3.

O GNU-Linux é tão seguro quão o é seu usuário ou mantenedor. A rigor, não existe uma distribuição mais segura que outra, se é isso que você inquire, pois todas contam com o mesmo Kernel.

mas se levar em consideração a distro ex: fedora tanto Mate, Xfce, Kde e Gnome. nenhum dessas gui fica abaixo de 1gb ram. no caso o manjaro pelo menos aqui. Kde é mais leve tanto ram e processamento que o Xfce.

O Debian é um sistema muito leve, o que o torna super rápido. Como o Debian vem no mínimo e não vem empacotado ou pré-empacotado com software e recursos adicionais, isso o torna muito rápido e leve do que o Ubuntu. Uma coisa importante a notar é que o Ubuntu pode ser menos estável do que o Debian.

O Ubuntu é um sistema operacional totalmente gratuito e de código aberto, o que significa que você não precisa pagar nada para instalá-lo ou usá-lo. Isso é especialmente atraente para usuários domésticos que desejam economizar dinheiro. O Windows, por outro lado, é um sistema pago e licenciado.

O modo mais simples de instalar o Linux é utilizar um “meio de transporte” e armazenamento como um pendrive. Antigamente, era muito comum ver a utilização de CDs ou DVDs para alocar um sistema operacional que, posteriormente, seria instalado em outra máquina.