Qual é o limite inferior da traqueia?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A traqueia se estende da laringe, ao nível da sexta vértebra cervical, até o tórax, na altura da borda superior da quinta vértebra torácica, onde ela se bifurca (carina) em brônquios principais direito e esquerdo. Ao todo, seu comprimento é de 10 a 11 cm.

A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebras cervicais.

A Anatomia das Vias Aéreas é dividida em duas porções: via aérea superior, que se situa fora da cavidade torácica e é constituída pela cavidade nasal, faringe e laringe; e via aérea inferior, que consiste na traqueia, brônquios, brionquíolos e alvéolos.

Brônquios e Bronquíolos
A bifurcação da traqueia vai gerar os brônquios. Eles são dois órgãos tubulares do sistema respiratório formados pela ramificação da traqueia que levam o ar para os pulmões. Já os bronquíolos são tubos menores os quais se ramificam dos brônquios.

A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões. O ar segue, então, dos brônquios para os bronquíolos e finalmente chega aos alvéolos pulmonares.

A porção condutora é constituída por fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, enquanto a porção respiratória é constituída pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.

A camada cartilaginosa, composta de cartilagem hialina, tem a forma de C e serve para manter a via área traqueal aberta. Cada cartilagem é circundada por uma camada fibroelástica mesclada ao pericôndrio; A camada muscular prendem-se ao pericôndrio e unem as porções abertas das peças cartilaginosas.

A traqueia é revestida internamente por um epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado com células caliciformes.

Ela é realizada colocando ambas as mãos no tórax posterior (ou anterior) com os polegares em contato na linha média espinhal (ou esternal).

A secção dos anéis traqueais ou do complexo laringotraqueal, quase sempre cursa com insuficiência respiratória, tosse, estridor e alteração da voz. O rompimento da traquéia cervical induz a formação de enfisema subcutâneo, mais intenso nas regiões cervical e facial. Raramente ocorre enfisema mediastinal e pneumotórax.

Já as vias aéreas inferiores têm localização intratorácica, e é composta pela traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, que são as estruturas funcionais do pulmão.

b) Via aérea inferior: contém os órgãos localizados na cavidade torácica, incluindo a traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões, com funções na troca de oxigênio e dióxido de carbono (GUYTON; HALL, 2006).

O trato respiratório inferior é formado pela parte da laringe localizada abaixo das cordas vocais, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.

epiglote

A epiglote é uma estrutura formada por tecido cartilaginoso, localizada na entrada da laringe, que impede a passagem de alimento para o sistema respiratório.