Qual é o limite de vida do ser humano?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Os humanos provavelmente podem viver pelo menos 130 anos, ou até muito mais em teoria, embora as chances de chegar a essa idade sejam mínimas, de acordo com um novo estudo.

Uma pessoa nascida entre 1910 e 1950 poderia, por exemplo, viver tranquilamente até os 120 anos. “Nossas estimativas indicam que há 95% de chance de que a última mulher sueca nascida em 1950 só morra com idade entre 117 e 125 anos.

O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas, com 116 anos e 155 dias.

O limite de idade do ser humano tem sido amplamente debatido e estudos recentes indicam que a vida pode ser estendida para 150 anos ou mesmo não há limite de idade no referencial teórico.

Chegar aos 100 anos pode ser o desejo de muita gente, mas mais importante do que completar um século de vida, é viver muitos e muitos anos com saúde e disposição. Embora nenhum país tenha uma expectativa de vida tão alta, algumas pessoas conseguem driblar as estatísticas e ter uma velhice longa e saudável.

Homem mais velho do mundo comemora 114 anos na Venezuela.

Na comparação com 2020, quando era de 76,8 anos, aumentou em 2 meses e 26 dias a expectativa de vida no país. Para a população masculina, a esperança de vida ao nascer seria de 73,6 anos, e, para as mulheres, de 80,5 anos, em 2021.

As estimativas, de acordo com a pesquisa, é de vida útil de 125 ou até 130 anos. “Com este trabalho, quantificamos a probabilidade de acreditarmos que algum indivíduo atingirá várias idades extremas neste século”, afirmou o autor principal, Michael Pearce, um estudante de doutorado em estatística da UW.

Cientistas, que pesquisam o assunto, afirmam que a nossa expectativa de vida pode chegar a esta idade, sim. Para eles, o ser humano ainda não atingiu o limite máximo de longevidade o que, portanto, vai aumentar.

Hoje, eles registram que a pessoa mais velha do planeta é a espanhola Maria Branyas Morera, que fez 116 anos em março. Recentemente, descobriu-se uma brasileira, do Rio de Janeiro, com 118, ainda não verificada pelo portal: Deolira Gliceria Pedro da Silva.

Pesquisadores da Singapura estimam que sim: de acordo com eles, humanos conseguem viver entre 120 e 150 anos, caso perigos óbvios como doenças ou estressores não atrapalhem.

Li Ching Yuen – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.

Andrelino Vieira da Silva

Andrelino Vieira da Silva, que vive na cidade de Aparecida de Goiânia, no Brasil, fez 122 anos no dia 3 de fevereiro. O homem mais velho do mundo nasceu em 1901 e já tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.

Então, porque vivemos muito mais do que isso? A resposta é simples: uma combinação de avanços na medicina, mudanças no estilo de vida e melhor alimentação aumentaram nossa “validade”.

Os cientistas suspeitam que a genética desempenha um papel importante na longevidade. Centenários (e supercentenários) parecem capazes de se proteger contra o desgaste que afeta os mais jovens com o passar do tempo.

ingestão frequente de água (cerca de dois litros por dia); comer frutas, verduras e legumes diariamente (prefira ingerir esses alimentos crus, sem conservantes e outros aditivos); evitar comidas muito gordurosas e com baixo valor nutritivo; reduzir o consumo de açúcares (esqueça refrigerantes e o excesso de doces).

Até esta data, a pessoa mais velha conhecida foi Jeanne Calment, da França, que morreu em 1997 aos 122 anos e é oficialmente a única a ter vivido além dos 120.

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou cerca de 78 mil brasileiros com mais de 110 anos de idade e CPF regular. O número colocaria o Brasil como um paraíso para os chamados “supercentenários”, de acordo com dados do Gerontology Research Group, da Universidade da Califórnia (EUA).

Matusalém

O homem mais velho da bíblia foi Matusalém. Segundo Gênesis 5:27, Matusalém teria vivido 969 anos.

María Branyas (Los Angeles, 1907) completou 116 anos no último dia 4 de março de 2023, o que a torna, segundo os registros conhecidos, a pessoa viva (claro) mais idosa do mundo.