Qual é o limite de idade para entrar no ITA?

Perguntado por: zgonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

1 - Quais são as idades mínima e máxima para o ingresso no ITA? Não há idade mínima, desde que o candidato tenha concluído ou esteja concluindo o ensino médio no ano da inscrição. Idade máxima: ter no máximo 23 anos de idade no dia 31/12/2023.

O ITA, sem dúvida, é um dos vestibulares mais difíceis do país. Muitas pessoas acham até impossível passar no Vestibular do ITA.

Inscritos no vestibular ITA 2022
O curso mais concorrido, tanto para candidatos da Ativa e da Reserva foi Engenharia Aeroespacial.

IME ou ITA: diferença institucional
Enquanto o primeiro formará militares da ativa ou reserva para o exército do país, o segundo vai preparar pessoas para ocupar a ativa ou a reserva da aeronáutica brasileira. Sabendo disso, já é possível direcionar qual o setor militar você prefere seguir.

Além disso, de acordo com a nossa pesquisa, o tempo médio de preparação mensal foi de 30 a 60 horas. Os que responderam com números próximos de 50 horas semanais consideraram o tempo de aula, enquanto os alunos que não consideraram isso, em sua maioria, disseram estudar menos de 30 horas semanais.

Reprovação no teste físico
°No ITA, a avaliação física não é exigida no início, mas no segundo ano e sem caráter eliminatório - em caso de reprovação, a consequência é perder a vaga na carreira militar.

A 1a fase vale 20% da média geral, enquanto que as provas dissertativas de Química, Física, Matemática e Redação, da 2a fase, valem 20% cada uma. Apenas candidatos com média geral acima de 5 podem passar para a fase de Inspeção de Saúde.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas para o ingresso nas Forças Áreas Brasileiras em 2024. O concurso é destinado a candidatos que concluíram ou estão no último ano do ensino médio e oferece 150 vagas no total. Os interessados devem se candidatar até o dia 16 de julho de 2023.

Apesar de a preparação ser o foco dos vestibulandos do ITA, grande parte acredita que é possível garantir uma aprovação no vestibular sem abdicar de festas, namoro e demais atividades de lazer. Amanda, por exemplo, começou a namorar em 2016 e considera que o relacionamento a ajudou muito.

No ITA, além das ementas das matérias serem mais recheadas de conteúdo e serem mais difíceis, as provas também são mais complicadas (isso gera pressão a mais também, e pode ser bem mais).

Podem ingressar no ITA os candidatos de ambos os sexos, solteiros, que sejam brasileiros natos, tenham no máximo 24 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2023 para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia do ITA e tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio em 2022.

Ceará

Em 2022, o Ceará ficou em primeiro lugar, além de ter obtido a melhor nota geral, aliás oriundo de uma das empresas. Os estudantes de escolas cearenses acumularam 61 aprovações na segunda fase do vestibular de 2022, de 150 ofertadas.

Entretanto, a dificuldade continua em ambos os cursos: no ITA por 5 anos e, em Medicina, por até 10 anos, dependendo da especialização escolhida.

Fuvest

Fuvest. A Universidade de São Paulo (USP) possui um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Na edição de 2023, a instituição contabilizou 114.432 inscritos concorrendo às 8.230 vagas ofertadas.

Em 2021, a base salarial de um Engenheiro Aeroespacial que é militar no ITA é de R$8.000,00.

Enquanto está estudando, o aluno da vaga militar passa a receber o seu soldo como Aspirante a Oficial. É um salário que gira em torno dos R$ 6.500,00. E depois de formado ele se torna um Oficial Engenheiro da Aeronáutica, ocupando já a patente de 1º Tenente.

Até 2019, o vestibular foi realizado em três etapas: prova múltipla escolha; prova dissertativa; e inspeção de saúde. Em 2020, teremos que aguardar o edital a ser lançado. Os cursos do ITA na graduação têm duração de cinco anos.