Qual é o líder da Igreja Luterana?

Perguntado por: acardoso7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Líder do luteranismo, Martinho Lutero, foi um monge que questionava a corrupção do clero e algumas práticas da Igreja Católica, em especial as indulgências.

Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja.

Com isso, se chegaria a, no mínimo, 1.200.000, mas a IECLB realizou há alguns anos um censo, e só conseguiu localizar, de fato, algo como 700.000 membros. Por isso, deve-se partir do pressuposto de que existem hoje no Brasil não mais de 1.000.000 de luteranos.

a Bíblia Sagrada

Única no mundo, a Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero oferece recursos que contribuem para pregação do Evangelho e edificação da Igreja cristã.

Martinho Lutero

O nome luteranismo refere-se ao líder deste movimento, Martinho Lutero (1483–1546). Ele era um monge, que veio a ser expulso pela igreja católica por causa das constantes insatisfações com o catolicismo. Além de monge e líder do luteranismo, Lutero foi professor de teologia e precursor da Reforma Protestante.

Martinho Lutero. Lutero (1483-1546) era monge agostiniano e doutor em teologia alemã. A partir de suas ideias, surgiu a Igreja Luterana, que até hoje mantêm sua força na Alemanha e em lugares de colônia alemã, até mesmo no Brasil.

O papa estž frente da Igreja Cat×lica; em seguida, em ordem descendente, v²m os cardeais, os arcebispos, os bispos e os padres.

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

Como citado, Lutero se incomodava com a cobrança de indulgências porque não acreditava que essa prática garantia a salvação de ninguém. Ele acreditava que apenas a fé garantia a salvação das pessoas.

Questão 03- A doutrina luterana pode ser resumida em três princípios: a salvação pela fé, o sacerdócio universal e a infalibilidade da Bíblia.

Igreja Luterana
Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja. Dos sete sacramentos pregados pelos católicos, praticam a Comunhão, bem como o Batismo. Distinguem-se dos católicos, também, pelo fato de não reconhecer a autoridade do papa.

Fundação. Templo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), em Schroeder - SC. Congregação Cristo. Atualmente o maior templo da IELB na América Latina.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com sede em Porto Alegre-RS, tem sua origem no movimento reforma da igreja no século XVI, do qual Martim Lutero foi um grande protagonista. Segundo a Constituição da IECLB, a igreja organiza-se em comunidades, paróquias e sínodos.

Lutero não queria uma separação dos católicos, mas o fato é que a reforma não agradou nem um pouco Roma, que acabou por exorcizar o religioso, o qual, por sua vez, criou a Reforma. O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.

Os luteranos não acreditam na transubstanciação na Eucaristia, como fazem os católicos. Eles não acreditam em Maria e as intercessões de pessoas sagradas, como fazem os católicos. Os católicos acreditam no purgatório, mas os luteranos não.

Os rituais de passagem praticados pela religião luterana são o batismo, a confirmação, o casamento e a morte.

a) A Igreja Luterana aceita como válida qualquer forma de batismo: Imersão, ou aspersão, desde que sejam praticadas com água. Fundamento: A palavra grega “batitzein”, que em português é traduzida por “batizar”, significa: Lavar, regar, aspergir com água, submergir na água.

Por causa das 95 teses Martinho Lutero foi excomungado e expulso da Igreja pelo papa Leão X que teve apoio de Carlos V, imperador alemão. O príncipe da Saxônia, Frederico, protegeu Lutero. Ali, ele fundou uma nova religião: o Luteranismo.

Luteranismo é a doutrina protestante, vertente do Cristianismo, pregada por Martinho Lutero, que acredita que a salvação das pessoas consiste na sua fé. Reforma Protestante. O Luteranismo insere-se na Reforma Protestante, com a precursão do seu líder Martinho Lutero, no ano 1517, na Alemanha.

Ele foi monge agostiniano, fervoroso nas meditações e orações, mas morreu casado com uma ex-freira. A cobrança de indulgências foi o principal motivo para que Lutero afixasse na porta da Igreja de Wittenberg suas 95 teses, criticando o que, de acordo com ele, eram práticas avarentas e pagãs dentro da Igreja Católica.