Qual é o lado que fica o pâncreas?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

É o segundo maior órgão do corpo, sendo a maior glândula. Situa-se na cavidade abdominal imediatamente abaixo do diafragma e deslocado para o lado direito.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:

  1. Dor abdominal intensa, na parte superior do abdome, que pode se espalhar para a região das costas;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Icterícia;
  4. Diarreia;
  5. Fezes gordurosas;
  6. Febre;
  7. Perda de peso acelerada e não intencional.

“A pancreatite aguda se apresenta de forma repentina, e o paciente costuma sentir dores abdominais e nas costas, principalmente depois de comer. Outros sintomas são vômito, arritmia, febre alta e pele e olhos amarelados (icterícia)”, explica o dr. Eduardo.

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

A colangiopancreatografia é um exame de imagem que avalia se existem anormalidades (bloqueio, estreitamento ou dilatação) nos ductos pancreáticos e biliares. Também mostram se o bloqueio no ducto é devido a um tumor no pâncreas.

Quais os primeiros sintomas de câncer de pâncreas?

  • Perda de peso;
  • Falta de apetite;
  • Dor no abdome, principalmente na parte de cima do abdome e quando se irradia para a região das costas;
  • Fraqueza;
  • Urina escura em associação com fezes claras;
  • Náuseas;
  • Pele e olhos amarelados (icterícia).

Ele também é o órgão encarregado por armazenar o sangue. O baço deixa o fluido em estoque para caso exista alguma necessidade, como a perda de uma quantidade considerável pelo organismo.

Vegetais crucíferos
Vegetais como o brócolis, o repolho e a couve, por exemplo, são ricos em flavonóides – que são compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de prevenir possíveis danos nas células do pâncreas e reduzir marcadores de inflamação.

Os remédios que o gastroenterologista pode indicar são analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou tramadol para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Nos casos de pancreatite crônica causada por doenças autoimunes, pode ser indicado o uso de corticóides.

Amilase é a enzima pancreática responsável pela digestão de carboidratos. Sua dosagem no sangue é o exame mais usado para diagnosticar e monitorar a pancreatite aguda. Aumenta de 2 a 12 horas após o início dos sintomas, chegando a um máximo em 12 a 72 horas, mas volta ao normal em uma semana.

A inflamação limita-se ao pâncreas nos casos leves, mas, à medida que a gravidade aumenta, pode ocorrer uma resposta inflamatória sistêmica grave, resultando em choque e/ou falência de órgãos.

Os sintomas dependem da região onde está localizado o tumor. Os mais perceptíveis são perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia e tontura; O tumor que atinge a cabeça do pâncreas provoca icterícia, doença que deixa a pele e os olhos amarelados.

Dor abdominal ou nas costas.
Dor no abdômen ou nas costas é frequente no câncer de pâncreas, uma vez que o crescimento do tumor pode comprimir os órgãos vizinhos, provocando dor. O câncer também pode se disseminar para os nervos ao redor do pâncreas, o que muitas vezes provoca dores nas costas.

E, por fazer parte do processo de digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes, as doenças do pâncreas devem ser tratadas por um gastroenterologista. O “gastro” é o especialista responsável por tratar doenças ou outras alterações do trato gastrointestinal (que começa na boca e termina no ânus).

Chá de alecrim e sálvia
Esse é um chá que melhora a saúde do pâncreas devido às suas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes, que podem ajudar a prevenir problemas como o câncer de pâncreas.

Chá de gengibre: desinflama, depura o organismo , é sedativo e antioxidante; Chá-verde: limpa o pâncreas; Infusão de alcaçuz: ajuda a digerir os alimentos ; Chá de quebra-pedra: ajuda a combater pedras nos rins.

Suco de beterraba com cenoura
Este suco também é usado para ajudar na prevenção de outras doenças do pâncreas e do fígado, mas você deve lembrar que a bebida funciona mesmo como complemento para uma dieta equilibrada, essencial para se manter saudável.

O exame de sangue pode ser uma forma importante de obter um diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer. Muitos tipos são silenciosos, ou seja, não apresentam sintomas nos seus estágios iniciais.