Qual é o lado emocional do cérebro?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.

Porém, hoje sabemos que o cérebro é a base do comportamento humano, sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções.

O hemisfério esquerdo é considerado como hemisfério verbal, responsável pela fala em 95% das pessoas destras e a maioria dos canhotos também, porém, 15% de pessoas canhotas têm a área da fala no hemisfério direito, além disso, em algumas pessoas canhotas a fala é controlada por ambos os hemisférios.

Paul Ekman (2003) e Damacio (2012) identificam emoções básicas ou primárias, de localização no sistema límbico, como: a alegria, a tristeza, o medo, a surpresa, o nojo, o desprezo e a raiva. Elas são inatas, evolutivas e universais.

O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.

Amygdala: A amígdala faz parte do sistema límbico, um grupo de estruturas profundas no cérebro que está associado a emoções como raiva, prazer, tristeza, medo e excitação sexual.

A amígdala e o córtex pré-frontal, assim como o hipocampo, são submetidos à remodelação estrutural induzida pelo estresse, que altera respostas comportamentais e fisiológicas, entre as quais ansiedade, agressão, flexibilidade mental, memória e outros processos cognitivos.

Durante o Renascimento, o cérebro assumiu o protagonismo, mas a sede da alma permaneceu diluída no líquor, o fluido contido nos ventrículos cerebrais. Mais tarde o tecido cerebral tomou conta, com a proposição de René Descartes (1596-1650), que chegou a apontar a glândula pineal como a “sede da alma”.

Na parte frontal do nosso cérebro há uma área nomeada Sistema Límbico, que é responsável por nossas emoções, memória e aprendizado. Assim, é ativado um complexo sistema nervoso e humoral que controla o funcionamento de vários órgãos por meio de reações químicas e físicas, inclusive, é claro, do coração.

O cérebro é uma das porções do encéfalo e faz parte, portanto, do sistema nervoso central. Essa estrutura está relacionada com memória, inteligência e emoções. O cérebro é um órgão do sistema nervoso central muito importante para o funcionamento do corpo.

Quem utiliza mais o lado esquerdo do cérebro tende a se dar melhor com números, raciocínio lógico e contas de uma maneira geral. São pessoas um pouco mais racionais e com potencial de facilidade na resolução de problemas.

Lado direito: responsável pela interpretação “emocional” das situações. O uso do lado direito do cérebro estaria associado à criatividade e intuição.

De acordo com a forma como o seu cérebro funciona, a dançarina vai virar-se tanto no sentido dos ponteiros do relógio como ao contrário. Se se virar no sentido do relógio, então irá utilizar principalmente a parte direita do seu cérebro e é muito provável que seja destro.

A atividade física, mesmo que seja só por alguns minutos, pode ajudá-lo a se sentir melhor e a liberar suas emoções bloqueadas. Pule, corra, dance ou faça exercícios — isso vai ajudar você tanto física quanto emocionalmente. Deixe-se sentir suas emoções. Dê a si mesmo tempo para sentir sua raiva, tristeza ou culpa.