Qual é o lado da bexiga?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

A bexiga se localiza na parte inferior do abdômen (sínfise púbica) – nos homens, situa-se logo à frente do reto; nas mulheres, à frente da vagina e abaixo do útero.

Os principais sintomas são urgência miccional, com vontade de ir várias vezes ao banheiro (mas geralmente com pequeno volume de micção em cada ida), polaciúria, dor suprapúbica, noctúria, disúria, dor perineal, sensação de espasmos vesicais, dispareunia, depressão e hematúria macroscópica.

A uretra estende-se desde o orifício interno da uretra na bexiga até ao orifício externo da uretra da genitália externa.

De maneira geral, a pessoa sente dor acima do osso púbico e frequentemente na parte inferior das costas. Micção frequente durante a noite (noctúria) pode ser outro sintoma. A urina pode estar turva em infecções graves.

Cistoscopia flexível
É especialmente útil no diagnóstico de lesões dentro da bexiga bem como no acompanhamento após o tratamento de tumores de bexiga.

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo. Está próximo a órgãos como o estômago e o pulmão.

Sem dúvida, a dor no lado esquerdo da barriga pode sinalizar desde as questões mais simples, como a prisão de ventre, até pedra nos rins ou endometriose, por exemplo. Por isso, é imprescindível que a pessoa observe se há outros sintomas se manifestando no corpo, bem como a frequência e a permanência do incômodo.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.

Os melhores chás para infecção urinária são os de urtiga, pariparoba, erva-de-bicho, java, cavalinha, camomila, cabelo de milho e folha de abacate.

Quando o desconforto é sentido na parte inferior direita, o “pé da barriga”, e mais perto da virilha é possível que tenha ligação com o intestino, apêndice ou útero. Essa região do organismo é identificada como fossa ilíaca direita, fica abaixo da linha do umbigo e mais próxima do quadril.

Causas da dor no lado direito da barriga
Existem muitas condições que podem causar dor abdominal inferior direita, mas uma das causas mais comuns é a apendicite. Outras causas incluem: Colite ou inflamação do cólon (intestino grosso) Diverticulite ou inflamação de uma bolsa saliente do cólon.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de tubo ligado ao intestino grosso, na parte inferior direita do abdômen. Quando infeccionado, causa sinais e sintomas de apendicite. A apendicite é uma emergência. É importante obter assistência médica imediatamente.