Qual é o jeito certo de fazer lavagem nasal?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para a correta aplicação da lavagem nasal, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Acoplar o dispositivo na narina;
  2. Evitar direcionar para a região mediana do nariz (septo nasal);
  3. Inclinar o tronco para frente; (Fig. ...
  4. Lateralizar a cabeça para o lado contrário da narina que será aplicada; (Fig. ...
  5. Manter a respiração pela boca.

Lavagem nasal
Ela ajuda bastante a amenizar o desconforto do nariz entupido e pode ser feita tanto em adultos quanto em crianças.

posicione a seringa na entrada de uma narina. Pressione até que o soro seja eliminado pela outra narina. Se for necessário, ajuste a posição da cabeça até que o soro acesse uma narina e saia pela outra; termine o processo assoando o nariz.

O aconselhável é realizar o procedimento de manhã e de noite, podendo ser repetido caso a rinite alérgica se instale.

Não há risco do soro ir para o pulmão, se o paciente não possui nenhum problema neurológico de incoordenação da respiração e deglutição. Temos o reflexo da tosse justamente para isso!

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

É perigoso lavar o nariz? Não. Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.

A lavagem nasal é segura? Se você ouviu relatos de lavagem nasal causando infecções fatais de ameba no cérebro, pode ser difícil tirar esse medo de sua mente. — Esse risco é real, mas é extremamente baixo — explica Farrell.

Soro não saiu pela outra narina; e agora? Isso pode acontecer e deve estar relacionado a alguns fatores, como: não utilizar a quantidade adequada de soro fisiológico. posição errada do dispositivo ou da cabeça.

Como realizar a lavagem nasal de maneira correta
É importante manter a boca aberta durante o processo e não respirar pelo nariz até que a solução flua de uma narina para a outra. Assim, se evita que o produto desça pela garganta.

Nesse cenário, a lavagem nasal é uma alternativa para manter a mucosa do nariz hidratada, além de limpa. Casos de inflamação e/ou infecção podem apresentar melhora com essa prática, uma vez que ela ajuda a diminuir a inflamação e a desobstruir as vias aéreas, sinais muito comuns em problemas respiratórios.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Não. A lavagem nasal tem que ser realizada com o soro na temperatura ambiente. Quando a gente vai fazer a lavagem com alto volume é bem importante que a água esteja morna, para não incomodar… água gelada ou o soro gelado não pode de maneira nenhuma.

Para bebês e crianças, utilize 5 ml de soro em cada narina; já os adultos necessitam de 20 ml. Pode se fazer a lavagem até três vezes ao dia; Durante a lavagem, mantenha a boca aberta, não deixe a criança inspirar o líquido e nem permita que ele desça até a garganta.

O primeiro motivo é fazer a lavagem com muita pressão. A lavagem nasal deve ser feita com muito volume e POUCA pressão. Então, às vezes a própria garrafinha é apertada com muita força ou está segurando a criança que não quer fazer a lavagem e você acaba apertando com força a seringa.

Para realizar a lavagem nasal, a pessoa deve estar sentada ou em pé, nunca deitada.