Qual é o inverso da potência?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Radiciação é a operação matemática inversa à potenciação.

Sabemos que a radiciação tem como operação inversa a potenciação, o que significa que para calcular a raiz cúbica de um número, podemos utilizar a operação inversa da raiz cúbica, que é a potência de expoente 3. Calcular a raiz cúbica de um número x é encontrar qual número elevado a 3 tem como resultado x.

Observando o exemplo, podemos entender que a divisão é a operação inversa da multiplicação, e que a multiplicação é a operação inversa da divisão.

A função inversa da função logarítmica é a função exponencial.

A função inversa da função exponencial é a função logarítmica.

São eles:

  • potência de uma fração;
  • potência de expoente igual a 0;
  • potência de expoente igual a 1;
  • potência com o expoente negativo;
  • potência com expoente fracionário.

As operações matemáticas que realizamos possuem uma característica muito importante, cada uma delas possui uma operação inversa. É como se pudéssemos resolver a continha de trás para frente. Essas operações inversas são chamadas de prova real.

Observando o exemplo acima, podemos entender que a subtração é a operação inversa da adição e que a adição é a operação inversa da subtração.

2º caso - Todo número elevado a 1 é ele mesmo.

a) Dois elevado à quinta potência = 25
Em uma potência de base 10, o resultado é um número que tem 1 como algarismo de maior valor posicional seguido de tantos zeros quantos indicados pelo expoente.

Exemplos de Potenciação
Logo, A expressão 52 equivale a 25. Logo, A expressão 33 equivale a 27.

Raiz quadrada e sua operação inversa na calculadora. A radiciação, assim como todas as operações do conjunto dos números reais, possui seu inverso, ou seja, quando pegamos um elemento e operamos com seu inverso, o resultado é igual ao elemento neutro.

Entendemos que a subtração é a operação inversa da adição. Por exemplo, quando dizemos que o resultado de 7 – 3 = 4, queremos dizer que a diferença entre 7 e 3 é 4 e também que 3 + 4 = 7. Para contas mais simples, é possível calcular a subtração de forma direta: 9 – 7 = 2, pois 2 + 7 = 9.

Agora se você quiser simplificar mais ainda o processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração, trocando o denominador de lugar com o numerador! Por exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2, o inverso de 7/3 é 3/7 e o inverso de 1/4 é 4/1, ou, simplesmente, 4.

Para que uma função admita uma inversa, ela precisa ser bijetora, ou seja, injetora e sobrejetora ao mesmo tempo. A lei de formação de uma função inversa faz o contrário do que a função f(x) faz. Por exemplo, se a função pega um valor do domínio e soma 2, a função inversa, ao invés de somar, subtrai 2.

Comentários. LN é o inverso da função EXP.