Qual é o interesse russo na Crimeia?

Perguntado por: umello5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Criação de fatos consumados. Na guerra atual, a Rússia tenta consolidar sua presença na região. Além de conquistar o Donbass, o Kremlin declarou a criação de um corredor terrestre ocupado pelos russos dali até a Crimeia como um de seus objetivos de guerra mais importantes.

A única ponte que liga a Rússia à península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, foi atingida por explosões neste sábado. A "Ponte da Crimeia" foi inaugurada em 2018 por ordem do presidente Vladimir Putin e, atualmente, é estratégica para os russos nos conflitos contra a Ucrânia.

A importância estratégica da Crimeia está na sua localização e posição geográfica, além de oferecer vantagens económicas e comerciais. A Crimeia é uma província semiautónoma da Ucrânia localizada na região sul do país, em uma península situada às margens do Mar Negro.

A Rússia considera a Crimeia como parte de seu território, reivindicação que não é reconhecida pela comunidade internacional. A Ucrânia afirma que quer recuperar a península.

Em 1783, a Crimeia foi anexada pelo Império Russo. Após a Revolução Russa de 1917, a península tornou-se uma república autônoma dentro da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, parte da União Soviética, embora mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, tenha sido rebaixada para o Oblast da Crimeia.

Entre as principais razões apontadas, estão: a expansão da Otan pelo Leste Europeu, a possibilidade de adesão da Ucrânia à aliança militar, a contestação ao direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia e o desejo de Vladimir Putin de restabelecer a zona de influência da União Soviética.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia.

"A Ucrânia é a fronteira ocidental da Rússia. Quando os russos foram atacados pelo oeste durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, foi o território da Ucrânia que os salvou. Inimigos tinham que percorrer mais de 1,6 mil quilômetros para chegar a Moscou.

Crimeia é uma península localizada entre o mar Negro e o mar de Azov. Essa região da Europa é um dos principais focos de tensão político-militar entre a Rússia e a Ucrânia. Bandeira da Crimeia. A Crimeia é uma região localizada na Europa Oriental, entre a Ucrânia e a Rússia, nas proximidades dos mares Negro e Avov.

A península da Crimeia fez parte do Império Russo durante 134 anos, da União Soviética, durante 33 anos e há 63 anos que pertence à Ucrânia soviética e independente. Anteriormente, durante séculos, dominaram os citas e os kiméricos, existiram colónias gregas, e a Crimeia foi protetorato do Império Romano.

Crise da Crimeia de 2014 foi uma crise político-institucional ocorrida na sequência da revolução ucraniana de 2014, em que o governo do presidente Viktor Yanukovych foi deposto.

Localizada na península da Crimeia, sua capital é Simferopol, que é também a maior cidade da península, depois da cidade federal de Sebastopol. No último censo, a Crimeia tinha uma população de 1 891 465 habitantes (2014).

27.000 km²

Crimeia, ou República Autônoma da Crimeia, é uma península do Leste da Europa banhada pelo mar Negro e situada ao sul da Ucrânia e a sudoeste da Rússia. Tem uma população de 2,4 milhões de habitantes.