Qual é o interesse da Ucrânia na atualidade?

Perguntado por: irezende . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Pelo lado ucraniano, o interesse é, além da sobrevivência do governo e do próprio regime político do país, a sua integridade territorial e a adesão às Organizações Ocidentais.

Entre as principais razões apontadas, estão: a expansão da Otan pelo Leste Europeu, a possibilidade de adesão da Ucrânia à aliança militar, a contestação ao direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia e o desejo de Vladimir Putin de restabelecer a zona de influência da União Soviética.

Guerra na Ucrânia gera crise global
O país exportava ainda a maior parte do carvão do bloco, com 47% das vendas sob a sua tutela. Além disso, o país comandado por Vladimir Putin também era considerado o principal fornecedor de petróleo da Europa, fornecendo 27% das importações para a região.

A Rússia, por exemplo, é a principal responsável pela exportação e o segundo maior produtor de gás natural no mundo. Além disso, o país também tem forte presença na produção e na exportação de petróleo. A Ucrânia, por sua vez, é responsável por 12% das exportações mundiais de trigo e 15% das exportações de milho.

A importância estratégica da Crimeia se deve principalmente à sua posição geográfica. A península representa uma via de acesso ao mar Negro a partir do mar de Azov, que banha o sudoeste do território russo e parte da Ucrânia.

A Ucrânia conta com ricas jazidas de minério de manganês no Donbas. Essa região é o centro industrial do país e um dos principais complexos minero-metalúrgicos e de industria pesada da Europa.

A Ucrânia é o quarto maior exportador de grãos do mundo. Produz 42% do óleo de girassol do mundo, 16% do milho e 9% do trigo. Além disso, as remessas de trigo da Rússia - o maior exportador mundial - tiveram queda.

A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu no início de 2022. Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. Interesses territoriais, culturais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia.

"A Ucrânia é a fronteira ocidental da Rússia. Quando os russos foram atacados pelo oeste durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, foi o território da Ucrânia que os salvou. Inimigos tinham que percorrer mais de 1,6 mil quilômetros para chegar a Moscou.

A Venezuela é historicamente uma grande aliada geopolítica da Rússia no mundo. O governo de Putin tem cooperação militar, econômica e estratégica com o país latino-americano, a quem fornece equipamentos militares e mantém laços econômicos.

A guerra teve outro impacto positivo: a valorização do trigo estimulou a produção brasileira, com aumento da área plantada. Entre as commodities agrícolas, foi a que mais subiu desde o início do conflito. De janeiro até o início de junho, o trigo teve alta de 27,8% no Brasil.

Segundo um relatório divulgado nesta semana pelo Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, pelo menos 8.006 civis foram mortos e 13.287 ficaram feridos nos últimos 12 meses na guerra na Ucrânia, "além das inúmeras vidas anteriormente perdidas no conflito no leste do país."

O custo total estimado é de US$ 82 bilhões apenas com gastos diretos, excluindo o orçamento normal da defesa e perdas econômicas. Em nove meses de guerra, a Rússia vê os seus recursos se esgotando.

De janeiro a setembro de 2022, foram importados 94,872,161,068 kg em mercadorias da Rússia. Neste período, um dos principais produtos que o Brasil importou da Rússia foram os insumos para fabricação de fertilizantes e adubos.

Além disso, é o segundo maior exportador e terceiro maior produtor de petróleo no mundo, com 12% da oferta global. A Ucrânia responde por 12% das exportações mundiais de trigo e 15% das de milho -insumos importantes tanto para a indústria de alimentos como para a cadeia de criação de aves e porcos.