Qual é o instrumento mais popular do Brasil?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O queridinho do Brasil, da serenata dedilhada dedicada a um amor, ao puro som do MPB! No som Sertanejo tradicional no País, nos palcos ou em rodas de amigos, o violão é versátil e de fácil aprendizagem, sendo uma excelente porta de entrada no mundo da música.

Mas a constatação de que o violão é o principal instrumento nacional só se tornou um consenso a duras penas e ao longo de, pelo menos, um século de história da música brasileira.

7 instrumentos musicais bem inusitados para você conhecer

  • Harmônica de Vidro. Esse instrumento não é tão desconhecido assim, mas pouco comum no mundo da música. ...
  • Berimbau de boca. Esse instrumento pode ser feito de metal ou de bambu. ...
  • Balalaika. ...
  • Teremim. ...
  • Kalimba. ...
  • Violoncelo da spalla. ...
  • Khaen.
  • Banjos.
  • Cavaquinho.
  • Violões.
  • Violinos.
  • Violas de Arco.
  • Violoncelo.
  • Ukuleles.

NITERÓI — De pai para filho, o amor pela música e pela tradição. O maior órgão de tubos da América Latina e o terceiro maior do mundo, um autêntico Tamburini da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Rosa, está pronto para o concerto com o organista paulista José Roberto Forte, marcado para quinta-feira.

Percussão: pandeiro, rebolo, tan-tan, timba, tamborim, agogô. Instrumentos que possuem investimento baixo, menos de 50 reais alguns deles, e até 120 reais os mais caros. A seguir o violão e o cavaquinho. Investimento de até 250 reais, ou menos.

5 Instrumentos mais Fáceis de Tocar

  1. 1 – Percussão.
  2. 2 – Flauta Doce. ...
  3. 3 – Saxofone. ...
  4. 4 – Ukulele. O Ukulele é um instrumento havaiano que cada dia mais vem agradando o mundo. ...
  5. 5 – Teclado. Uma das grandes dificuldades de se tocar um instrumento musical está em afinar as notas. ...

As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.

Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.

História: Desde o neolítico que o instrumento é bastante conhecido e popular na Ásia, África e Europa, havendo, no entanto, a possibilidade de já existir no paleolítico. Em todas as grandes civilizações do passado, o pandeiro aparece representado com vulgaridade especialmente em volta do Mediterrâneo.

Atualmente, o instrumento mais vendido no mundo é a gaita de boca, ou harmônica. Surpreso? Pois saiba que são vendidos, anualmente, mais de 3 milhões de harmônicas em todo o mundo.

O violão é um instrumento derivado do alaúde árabe, levado pelos mulçumanos para a península Ibérica e adaptando-se muito bem as atividades da corte; o violão derivou-se da “Cítar a romana”, tendo seu uso expandindo com a dominação do império romano.

A origem da harpa é provavelmente relacionada ao tanger da corda do arco do caçador. As ilustrações sobreviventes do uso da harpa na antiguidade remontam ao Oriente Médio e Egito por volta do ano 3000 a.C.

Instrumento é mais raro do que o conhecido 'Stradivarius'. Um violino de quase US$ 4 milhões, considerado o instrumento musical mais caro do mundo, foi tocado em público pela primeira vez, em 70 anos.

Tocar algum tipo de instrumento musical também pode ajudar a proteger o cérebro e a diminuir os riscos de depressão ou problemas mentais, revela estudo divulgado no site do Hospital Santa Mônica. Jonatan considera que a música “sempre ajudou a atravessar qualquer momento.

na minha opinião, os sons mais agradáveis são a flauta e o piano, são tons macios e melodicos. O violino e o cello tbm são sons lindos, mas como são cordas friccionadas, elas acabam sendo um pouco ''agressiva'' aos ouvidos. O violoncelo.