Qual é o inseto que nunca morre?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

Considerando todo o ciclo de vida, o inseto com registro de vida mais longa é o besouro Buprestis aurulenta que chegou a viver mais de 50 anos. A maior parte de sua vida foi na fase larval, sendo assim, este inseto é também o de vida mais longa nesta fase.

De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano. O camarão, apesar de seu pequeno tamanho de 6 a 11 centímetros, assemelha-se ao caranguejo-ferradura.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Não há provas de que a imortalidade humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas. Em 2009, descobriu-se a imortalidade biológica em pelo menos uma espécie, o Turritopsis dohrnii, uma água-viva.

Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.

Segundo biólogos marinhos, as águas-vivas são da espécie medusa-da-lua, que não queima. Quem passou pelo Posto 6 da Praia de Copacabana neste sábado (25) se assustou com a quantidade de águas-vivas. Os animais estavam espalhados inclusive pela faixa de areia.

efemerópteros

Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.

Tubarão-da-Groenlândia
O fato de ser cego e lento já entrega um pouco a sua idade, afinal de contas, ele consegue viver mais de 500 anos tranquilamente. Você sabia que já foi encontrado um desses animais que tinha 392 anos?

O animal mais raro do mundo habita a China e o Vietnã. A tartaruga rara ficou conhecida em 1873 pelo especialista do Museu Britânico John Edward Gray. Ela foi nomeada como Oscaria swinhoei, descrita como a mais bonita espécie que Gray já havia visto na época.

galinhola americana

A galinhola americana é o pássaro mais lento do mundo. Embora seja muito mais rápido do que outros animais nesta seleção, detém o recorde pelo vôo de menor velocidade já registrado por um pássaro, de 8 km/h, sendo décima posição nesta seleção dos 10 animais mais lentos do mundo.

De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano .

escaravelho Scydosella musawasensis

Na verdade, o menor inseto do mundo mede menos de um milímetro de comprimento, e é impossível vê-lo a olho nu. O minúsculo escaravelho Scydosella musawasensis é o menor inseto não parasitário do mundo. Seu corpo tem apenas 0,325 milímetros de comprimento, sendo menor inclusive do que muitos organismos unicelulares”.

O jornal científico “Zookeys”, publicado nesta quinta-feira (15), traz um artigo que demonstra a descoberta de uma nova espécie animal: o olinguito. Apesar de novos insetos e anfíbios serem descobertos com certa frequência, este é o primeiro mamífero carnívoro descoberto em 35 anos no Hemisfério Ocidental.

tartaruga-gigante-de-Aldabra

A tartaruga-gigante-de-Aldabra foi registrada como vivendo até os 255 anos de idade. Os tubarões-da-Groenlândia, que são encontrados no Oceano Ártico, podem viver até os 392 anos de idade. Esses moluscos, que são nativos do Oceano Atlântico Norte, foram registrados como vivos até os 507 anos de idade.

Tubarão-branco e a força da sua mordida
Existem mais de 500 espécies de tubarões. No entanto, o tubarão-branco (Carcharodon carcharias), o tubarão-touro (Carcharias taurus) e o tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) são os responsáveis pela maioria dos ataques contra humanos.

Peixe pedra

Peixe pedra
É considerado o animal marinho mais perigoso do mundo por ser o peixe mais venenoso do mundo. Seu veneno pode causar paralisia, e é perigoso por ser um mestre do disfarce para nadadores desatentos.

A vespa-do-mar, também conhecida como Cubozoa, é o animal mais perigoso das águas por ter uma toxina que consegue matar sessenta homens de uma vez! O animal é encontrado na costa norte da Austrália e sua letalidade ultrapassa os tubarões com facilidade.