Qual é o inseto mais inteligente do mundo?

Perguntado por: rrezende9 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A formiga. Este animal invertebrado é o inseto com maior massa cerebral. Tem uma grande capacidade de aprendizagem e um senso de ensino comum. Segundo um estudo da Universidade de Bristol, as formigas ensinam umas às outras o caminho que devem percorrer para encontrar comida.

Os estudos da inteligência em insetos têm demonstrado que tais animais são dotados de um aparato cognitivo capaz de lhes propiciar diversas ações que ser compreendidas como sinais de inteligência, como por exemplo ser capaz de estabelecer um plano de voo.

De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano. O camarão, apesar de seu pequeno tamanho de 6 a 11 centímetros, assemelha-se ao caranguejo-ferradura.

bicho-preguiça

O bicho-preguiça é o animal mais lento do mundo, tanto que dá preguiça só de ver. Brincadeiras à parte, o seu nome tem sido usado em diversas frases quando queremos fazer referência à extrema lentidão e até ao tédio. A sua visão é míope e este animal têm a audição e olfato pouco desenvolvidos.

Um dos nossos debates mais contenciosos pode agora ter uma resposta. Os cães, afinal das contas, têm cerca de duas vezes mais o número de neurônios em seus córtexes cerebrais do que o que os gatos, o que sugere que eles poderiam ser aproximadamente duas vezes mais inteligentes.

Nos humanos, ele é de 1,75. Nos cetáceos, chega a 2,7.

Seu QI é avaliado entre 70 e 95, mais alto que o de muitos humanos. ...

Orangotangos - capazes de calcular o custo benefício de trocas e presentes Nativos da Indonésia e da Malásia, os orangotangos compartilham 97% de DNA com os humanos. Animais criativos. Muito animais usam ferramentas – calma, ninguém está falando de um bicho com alicate e martelo nas patas.

Os ratos são de longe os roedores mais inteligentes que existem. Eles são animais muito sociáveis que vivem em grandes colônias de indivíduos e trabalham juntos de forma coordenada para sua conservação.

baleia-azul

A baleia-azul é o maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. Esse incrível mamífero aquático pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a praticamente um prédio de 10 andares. Além disso, pode pesar mais de 150 toneladas.

Besouro-rinoceronte

Besouro-rinoceronte
Você sabia que o besouro-rinoceronte é um dos exemplos de animal mais forte do mundo? Assim como o escaravelho, ele consegue carregar qualquer objeto que seja 850 vezes maior do que seu peso corporal, que é de 100 gramas. É como se nós, humanos, conseguíssemos levantar 60 mil quilos.

Em um estudo, Alexandra Rosati, do Departamento de Biologia Evolutiva Humana da Universidade Harvard, descobriu que chimpanzés e bonobos também têm a habilidade da paciência. Mais do que isso: em testes de gratificação por comida, os chimpanzés se mostraram mais resistentes do que humanos.

Resultado: Os insetos e outros animais pequenos veem o mundo em “câmera lenta”, por possuírem uma visão que reage aos estímulos de forma mais rápida do que humanos e outros animais maiores.

Tubarão-da-Groenlândia
O fato de ser cego e lento já entrega um pouco a sua idade, afinal de contas, ele consegue viver mais de 500 anos tranquilamente. Você sabia que já foi encontrado um desses animais que tinha 392 anos?

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

urso-polar Arturo

"O animal mais triste do mundo". Assim é conhecido o urso-polar Arturo, que vive em zoológico localizado na Argentina. O animal, que mora há dois anos no zoológico, tem 29 anos entrou em estado depressivo desde que sua parceira, Pelusa, morreu.