Qual é o inseto mais fofo do mundo?

Perguntado por: omello . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

chinchila

A chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano, por isso é tão gostosa de segurar!

Mosquitos

Mosquitos:
Os mosquitos são as espécies mais perigosas do planeta. O inseto mortal causa 1 milhão de mortes a cada ano, pela transmissão da malária. Além da malária, os mosquitos também espalham dengue, febre amarela, encefalite, zika vírus e vírus do Nilo oeste.

vagalumes

Os vagalumes são insetos popularmente conhecidos por emitirem luz própria, ou por possuir brilho florescente próprio. Estes animais pertencem às famílias Elateridae, Phengodidae e Lampyridae.

O Rhyniognatha hirsti é o mais antigo fóssil de inseto, estima-se entre 407 à 396 milhoes de anos.

Arara-vermelha
A arara-vermelha é um animal bem conhecido aqui no Brasil. É encontrada principalmente na Amazônia e na região central do país.

O Labrador Retriever

O Labrador Retriever é um cão de grande porte, e por ser bastante inteligente e obediente, é bastante companheiro e leal. Esses cães são a personificação da expressão “melhor amigo do homem”. Essa raça está entre as mais leais do mundo porque gosta de agradar e estar junto de seus donos a todo momento.

Cachorro. Não é à toa que os cachorros são chamados de melhores amigos dos seres humanos. Ainda que cada raça tenha um comportamento próprio, trata-se de um animal com grande capacidade de criar relações afetuosas entre eles e com outras espécies.

Por mais curioso que seja, os mosquitos são os insetos mais perigosos do Brasil. Mesmo com uma picada 'simples', que não causa quase dor ou desconforto, esses insetos são mortais pelas doenças que transmitem. Os mosquitos mais conhecidos são o Aedes aegypti, Anopheles spp. e o Lutzomyia longipalpis.

Gafanhoto-membracido-brasileiro

Gafanhoto-membracido-brasileiro
Para muitos, este que também é conhecido como gafanhoto-brasileiro (Bocydium globulare) é o inseto mais bizarro do mundo. Além de muito raro, pouco se sabe sobre ele.

Paraponera clavata

A formiga Paraponera clavata é muito conhecida por seu tamanho gigante e sua picada severa.

abelhas

As abelhas têm cinco olhos. Dois deles ficam nas laterais da cabeça e são compostos, isto é, formados por milhares de pequenas unidades individuais chamadas de omatídeos. Cada omatídeo forma um ponto da imagem, sendo assim, a imagem total formada pelos olhos compostos é a soma das imagens formadas pelos omatídeos.

Os olhos novos permitem um campo de visão de 360 graus. Grandes e compostos por mais de 30.000 facetas as libélulas adultas, junto com as moscas, são alguns dos insetos com os melhores sistemas de visão do planeta.

Resultado: Os insetos e outros animais pequenos veem o mundo em “câmera lenta”, por possuírem uma visão que reage aos estímulos de forma mais rápida do que humanos e outros animais maiores.

Titanus giganteus

O maior inseto do planeta em termos de volume é o besouro Titanus giganteus que pode chegar até aos 22 centímetros de comprimento e pesar 70 gramas. Ele é encontrado na Amazônia.

Meganeura monyi era uma espécie de inseto pré-histórico que viveu no período Carbonífero (cerca de 300 milhões de anos atrás), assemelhava-se com as atuais libélulas. Com uma envergadura de mais de 75 cm (2,5 pés) de largura, foi o maior inseto voador que já viveu na Terra.

A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.

Nascida logo após a morte de Napoleão, a tartaruga Jonathan é agora oficialmente o animal terrestre vivo mais antigo do planeta.

quokka

Não à toa, o quokka leva a fama de ser o rei da selfies. Mas as definições sobre ele não param por aí, se você reparar bem, o bichinho parece estar sorrindo o tempo todo, inclusive nos retratos, por isso ele é conhecido mundialmente como o animal mais feliz da Terra.

O faisão-coleira é um dos animais mais coloridos do mundo, e há 35 espécies no planeta. O macho de todas as espécies possui penas coloridas, e uma longa cauda. A coloração varia em dourado, marrom, roxo, verde e branco.

1 – Orangotangos
Enquanto isso, elas jamais soltam seus filhotes e cuidam deles ininterruptamente até que cheguem aos 6 ou 7 anos de idade. Os machinhos costumam abandonar as mães mais rapidamente, mas as “meninas” ficam mais algum tempo para aprender a cuidar de suas próprias crias.