Qual é o inseto mais barulhento do mundo?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Grande parte dos candidatos são da ordem Orthoptera (grilos e gafanhotos), incluindo um tipo de grilo campestre da Malásia, uma espécie chamada Circotettix Rabula e outra conhecida como grilo-toupeira, que ganhou o prêmio de mais barulhento neste grupo, com 96 decibéis a uma distância de 50 cm.

Já os golfinhos emitem um “grito” característico e as focas produzem um “ronco” peculiar. Até mesmo os peixes-boi possuem um “chiado” específico. Os insetos, como as cigarras e os grilos, também possuem sons característicos. A cigarra emite um “canto” estridente e o grilo produz um “chirp” repetitivo e ritmado.

O som emitido pelos cachalotes é um clique rápido (que dura de 15 a 30 milésimos de segundo) que lembra uma porta rangendo. Os sons dos cliques batem nos objetos dentro d'água e ecoam de volta, como um biossonar, o que permite ao animal estimar a distância e o tamanho desses objetos.

Surgiram vários candidatos da ordem Orthoptera (grilos e gafanhotos), incluindo um tipo de grilo campestre da Malásia, uma espécie chamada Circotettix Rabula (foto acima) e outra conhecida como grilo-toupeira. Esse último ganhou o prêmio de mais barulhento neste grupo, com 96 decibéis a uma distância de 50 cm.

Todo mundo que já ouviu o canto da cigarra sabe reconhecê-lo como um dos maiores sons da natureza já que esses pequenos insetos emitem um som enigmático bastante alto.

Ratel

Qual animal o leão tem medo? Ratel, o medo do leão O Ratel, popularmente conhecido como “Texugo do mel”, é a da espécie da família Mustelidade, que possui espécies geralmente de pequeno porte e pesando até 50Kg. Esse animal possui como habitat natural o continente Africano e no Oeste e sul Asiático.

Baleia-azul
E é isso que torna a baleia-azul um dos animais capazes de emitir os sons mais altos do mundo. Com mais de 180 decibéis, o seu som pode viajar por até 800 quilômetros.

Orangotangos

1. Orangotangos. O orangotango é considerado o animal mais inteligente do mundo (Foto: Thomas Fuhrmann/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons) Assim como os chimpanzés, o orangotango é capaz de usar ferramentas, aprender a linguagem de sinais e ter estruturas sociais complexas que envolvem rituais. 1.

Golfinhos

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal. Parece até que eles têm uma linguagem própria e, por meio dela, se comunicam entre si. Cientistas fizeram diversas tentativas para decifrar essa linguagem, mas, até agora, não obtiveram sucesso.

Muitos animais se destacam quando o assunto é audição apurada, mas o número um nesse quesito, com certeza, é o morcego.

Muge a vaca; berra o touro; Grasna a rã; ruge o leão; O gato mia; uiva o lobo, Também uiva e ladra o cão.

Tetra-se do primeiro caso registrado de espécie do reino animal que não escuta a própria voz, segundo os cientistas.

grilos

A maioria dos grilos ouve-se mais durante a noite porque têm atividade noturna. Ainda assim, “existem algumas espécies que têm também atividade diurna como o grilo-do-campo, de atividade principalmente diurna, ou grilo-de-Bordéus que tem atividade diurna e noturna”.

“O que sabemos é que o mosquito é atraído pelo gás carbônico liberado pelo homem por meio do nariz” explica o professor. O zumbido irritante que a fêmea faz quando nos ronda atrás de alimento nada mais é do que o som proveniente do movimento de suas asas enquanto voa.

Ele se chama estridulação. Com ele, os insetos machos chamam a atenção das fêmeas ou avisam o seu grupo de que um predador se aproxima.

O macho utiliza esse recurso para se aproximar a fêmea, que, ao contrário dele, tem um som quase imperceptível. Há, ainda, estudos sobre a possibilidade do “canto” ser também uma estratégia de defesa contra predadores. Ao contrário do que se pensa, as cigarras não cantam até “estourar”.

Tanto a fêmea quanto o macho possuem um órgão na região do abdome que funciona como se fosse uma caixa acústica. Entretanto, só no macho é encontrada uma membrana que produz movimentos que permitem a emissão do som. O som é tão alto que pode atingir cem decibéis. Após a reprodução, as fêmeas botam seus ovos e morrem.

Você gosta do canto de uma cigarra? Gostando ou não, elas cantam para se reproduzir e afastar predadores. O som que ouvimos é produzido por uma vibração que somente os machos são capazes de fazer e o som chega a 120 decibéis.

Brasileiro

  • Leão x Búfalo. Grupo de leõas atacando um búfalo / Crédito: Divulgação/National Geographic. ...
  • Leão x Hiena. Hienas tentando roubar restos de alimento dos leões / Crédito: Divulgação/National Geographic. ...
  • Hipopótamos x Crocodilo. ...
  • Leão x Zebras.

gorilas

Os gorilas também são um tipo de animal que pode derrotar os leões. Eles são poderosos e podem atingir cerca de 220 quilos, o que é mais pesado do que a maioria dos felinos. Os gorilas usam essa força a seu favor, pegando pedras ou troncos do chão e usando-os como armas contra os leões quando se sentem ameaçados.