Qual é o insecto que não dorme?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Alguns insetos e artrópodes não dormem – eles caem periodicamente em um estado de dormência. Este é um tipo especial de repouso e imobilidade, durante o qual a temperatura corporal dos insetos diminui. Por exemplo, as borboletas ficam acordadas todas as noites.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.

O comportamento tem a ver com o processo evolutivo do animal
Por mais que pareça estranho, é a mais pura verdade: os cavalos adultos dormem em pé. No entanto isso não tem nada a ver com anatomia — esses bichos são perfeitamente capazes de deitar.

Animais complexos
Assim, mesmo que os peixes não sejam capazes de sentir a dor da forma especializada como os mamíferos sentem – incluindo os seres humanos, isso não quer dizer que eles não sejam capazes de sentir dor de alguma forma.

Crocodilos podem dormir com um olho aberto, afirma um novo estudo realizado na Austrália. Com isso, eles entram na lista de animais com essa habilidade, que inclui pássaros, golfinhos e outros répteis.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Os olhos fechados não indicam que um tubarão está dormindo. Na verdade, a maioria destes peixões sequer fica parada enquanto descansa. Estes animais precisam se movimentar constantemente para agitar a água e deixá-la carregada de oxigênio, permitindo que ele flua sobre suas brânquias.

Elas não têm pálpebras por isso os olhos não se fecham como outros animais. Porém, acredita-se que elas durmam aproximadamente 18 horas por dia”, esclarece.

Eles têm um truque: dormem com um lado do cérebro de cada vez! A essa adaptação dá-se o nome de sono uni-hemisférico, fenômeno no qual alguns animais dormem com apenas um hemisfério do cérebro enquanto o outro permanece acordado.

Os elefantes dormem, na maioria das vezes, de pé e deitam-se apenas a cada três ou quatro dias, por volta de uma hora.

Elefantes e girafas na maioria das vezes simplesmente não conseguem encontrar um abrigo seguro para dormirem, então eles têm que dormir de pé para estarem sempre prontos para pular e fugir do perigo.

Esse tempo apresenta uma distribuição na qual, normalmente, às 18h, 57% das vacas estão deitadas, e, a partir das 21h, com exceção das vacas que se alimentam em períodos tardios, a maioria dos animais (76%) deita para ruminar e, ou, descansar.

três horas

Quanto tempo dormem os cavalos? Os cavalos são conhecidos por sobreviverem com quantidades mínimas de sono. Eles só dormem cerca de três horas por dia e nunca descansam por longos períodos de tempo, embora os potros mais jovens possam dormir mais do que os cavalos adultos.

Especificamente, as vacas passam 3 horas por dia no sono NREM, 30-45 minutos por dia no sono REM e 8 horas por dia cochilando. As vacas também podem cochilar e dormir um pouco o sono NREM quando forçadas a ficar de pé, embora isso normalmente não seja observado.

Aves, répteis e peixes já não expressam de maneira tão clara seus sentimentos porque o sistema límbico de animais dessas classes é muito menos evoluído do que o dos mamíferos.

Em geral, as aves são animais de estimação que não dão trabalho, pois precisam apenas de uma gaiola limpa, alimentação em dia e o afeto de seus tutores como os canários e periquitos.

Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.