Qual é o infinitivo do verbo pudesse?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

O verbo infinitivo de "pudesse" é "poder".

Pudesse é a forma correta de escrita da palavra. A palavra pudece está errada. Pudesse é a forma conjugada do verbo poder na 1. ª e 3.

1 conseguisse, controlasse, soubesse, lograsse.

O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

A língua portuguesa tem a peculiaridade de poder (e às vezes dever) flexionar o infinitivo, que passa a ser chamado de infinitivo pessoal. Esse infinitivo pessoal, que apresenta um fato ou uma ação de modo geral, está usualmente ligado a uma preposição – para ir, vontade de sair, interesse em ficar.

Se você está se perguntando se a maneira correta de se escrever é pudesse ou podesse, saiba que a primeira opção é a certa. Essa palavra escrita com 'o' nunca foi nem será correta. A palavra pudesse é derivada da conjugação do verbo poder na primeira e terceira pessoa do singular no pretérito imperfeito do subjuntivo.

Pusessem vem do verbo pôr. O mesmo que: colocassem, dispusessem, exibissem, pousassem, assentassem, botassem, incutissem, introduzissem, metessem.

A forma correta de escrita é pudessem de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a vogal “u”. Pudessem é a terceira pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo poder.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.

Acontecesse vem do verbo acontecer. O mesmo que: intercorresse, ocorresse, sobreviesse, sucedesse, aparecesse, surgisse, verificasse, lembrasse, adviesse.

Infinitivo Pessoal

  1. por o ensinar eu.
  2. por o ensinares tu.
  3. por o ensinar ele.
  4. por o ensinarmos nós.
  5. por o ensinardes vós.
  6. por o ensinarem eles.

O particípio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o gerúndio, não estando relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. Assim, o particípio pode desempenhar a função de um nome, atuando como um adjetivo: Meu pai é versado nessa matéria. Aquele trabalhador é muito aplicado.

O Particípio Regular é o da definição geral, ou seja, todo aquele que possui terminação (sufixo) “ADO” e “IDO”. Atenção! Os verbos da 1ª conjugação (terminados em “AR” no infinitivo), ficam com a terminação “ADO” no Particípio.

A forma correta de escrita da palavra é pus, com s. A palavra puz, com z, está errada. Pus, enquanto verbo, é a forma conjugada do verbo pôr na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu pus.

Líquido amarelado em feridas e infecções: 1 purulência, sânie, supuração, vurmo, icor.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.