Qual é o índice glicêmico da cenoura?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 4 votos

35

As Cenouras podem ser apreciadas de diversas maneiras. Você pode cozinhá-las ou comê-las cruas. O índice glicêmico (IG) do vegetal cru é de 35 e pode aumentar ligeiramente, se cozido.

Brócolis, repolho, pimentão e alface têm baixo índice. Cenoura, ervilha, milho e beterraba têm médio índice. Já nabo e moranga possuem alto teor. Cozinhar os alimentos com uma colher de sopa de suco de uma fruta ácida - como limão e laranja - diminui a liberação da glicose no sangue.

Beterraba - índice glicêmico: 64 (Médio)

legumes: a categoria que é boa para todo mundo e que tem várias opções. Aposte em brócolis, alface, pepino, espinafre, couve-flor, chuchu, vagem e muito mais.

Pode comer todos os dias? Sim, a cenoura é um daqueles ingredientes versáteis e cheios de benefícios que podem fazer parte da alimentação diariamente. Seja num mix bem coloridão, em sucos, numa fornada de legumes…opções não faltam.

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada de cenoura por dia, a recomendação mínima diária de legumes é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g de cenoura.

Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

O diabético, tanto tipo 1 como tipo 2, pode consumir qualquer alimento, desde que não esteja descompensado. Pode comer beterraba, cenoura, arroz branco, pão, etc. A questão é: esses alimentos têm o índice e carga glicêmica altos.

Sim, diabéticos podem comer repolho. Devido à versatilidade do repolho, esse vegetal saudável e nutritivo pode ser incorporado à dieta de pessoas com diabetes de modo equilibrado e saudável.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

46

Mandioca cozida - índice glicêmico: 46 (Baixo)

Banana

Banana: essa é fruta com maior índice glicêmico que existe. A dica é não consumir em excesso e, de preferência, fazê-lo acompanhado por uma porção de fibras. A banana é um ótimo alimento pré-treino e uma das melhores alternativas para reposição de energia.

Algumas frutas com baixo índice glicêmico são: Maçã. Pera. Laranja.

Vegetais folhosos são excelente para diminuir o nível de açúcar no sangue. Hortaliças como rúcula, alface e espinafre, por exemplo, são ricas em fibras e concentram nutrientes moduladores da resposta glicose insulina.

suco de maçã

O suco de maçã é uma boa opção, desde que seja sem adição de açúcar e preferencialmente com a polpa da fruta. É importante consumi-lo com moderação, pois a maçã contém açúcares naturais que podem afetar os níveis de açúcar no sangue.

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

A cenoura é uma raiz que traz benefícios para a saúde como prevenir o envelhecimento, câncer, proteger a visão e manter o bronzeado.

Textura murcha ou macia: o ideal é que suas cenouras estejam firmes e crocantes, embora também dê para comê-las quando elas estão mais emborrachadas. Por outro lado, não coma os legumes que ficarem murchos ou macios — pois eles estão estragados e podem fazer mal à saúde.

Além disso, descascar pode ser uma parte necessária da receita, por exemplo, ao preparar um purê de batata. Mas muitas cascas, como a da batata, beterraba, cenoura, kiwi e pepino, são comestíveis — e, ainda assim, as pessoas descascam.

Possíveis malefícios do consumo da cenoura
A nutricionista apontou que o consumo desse vegetal deve estar aliado a uma dieta variada, sem excessos. Não há estudos que comprovem, mas, em algumas pessoas, a cenoura pode ocasionar cãibras abdominais, flatulência e reações alérgicas.